Os melhores locais para visitar

Descobrir novos lugares em Alenquer

Igreja Matriz de Alenquer / Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Triana

  • património

Rua Gago Coutinho
2580-578, Alenquer

Alenquer

Igreja maneirista constituída por uma nave única e quatro capelas laterais. Foi fundada por Dona Isabel no século XIII, reedificada em 1758 (depois do terramoto de 1755), em 1910 foi abandonada e em 2001 sofreu obras de restauração.

Igreja da Misericórdia de Alenquer

  • património

Rua Maria Milne Carmo, 1
2580-389, Alenquer

Alenquer

Templo de nave única reconstruído em 1595 e reformado após o terramoto de 1755. Destacam-se os azulejos azuis e brancos enxaquetados, a pia batismal seiscentista (proveniente da Igreja da Várzea), a talha dourada, as pinturas do teto com cercadura policroma, as lápides e esculturas antigas e as pinturas do altar-mor.

Convento da Reforma de Montejunto

  • património

Montejunto
2550-366, Lamas

Alenquer

Convento construído em 1760 no cume da Serra de Montejunto, do qual apenas restam, atualmente, ruínas. Não parece ter sido terminado, por a Reforma dos Dominicanos não ter ido avante.

Castelo de Vila Verde dos Francos

  • património

Rua Principal, 4
2580-442, Vila Verde dos Francos

Alenquer

Segundo documentação histórica, trata-se de uma vigia medieval com alterações posteriores. Atualmente, apenas subsistem alguns vestígios do antigo castelo.

Convento de Santo António de Charnais

  • património

Aldeia Galega da Merceana
2580, Aldeia Galega da Merceana

Alenquer

Convento franciscano de arquitetura maneirista, barroca e rococó, constituído pela Igreja, as antigas dependências conventuais, o claustro, a Sala da Portaria e o refeitório. Destaque para um conjunto de azulejos monocromos datados dos séculos XVII e XVIII.

Museu João Mário

  • património

Travessa de São Benedito, 7
2580-395, Alenquer

Alenquer

Museu onde se encontra exposta uma vasta coleção de arte figurativa, pintura e escultura, datadas do final do século XIX ao início do século XX. Destaque para as obras de Columbano, Silva Porto, Roque Gameiro, Veloso e Salgado.

Museu do Vinho

  • património

Largo Dr. Teófilo Braga
2580-342, Alenquer

Alenquer

Aqui poderá provar e comprar os melhores vinhos da região. Localiza-se num edifício datado de 1811 que dispõe ainda de uma sala de exposição relativa à evolução das técnicas e instrumentos associados à produção vitivinícola, um auditório e um espaço para provas e concursos.

Museu do Presépio de Alenquer

  • património

Rua Maria Milne Carmo, 2
2580-319, Alenquer

Alenquer

Este museu veio consubstanciar o conceito “Alenquer, Presépio de Portugal”. Possui dois núcleos expositivos, um com conteúdos históricos subjacentes ao tema e alguns exemplares de presépios de vários períodos da nossa história e de vários pontos do país, constituindo uma exposição permanente; e outro, de projeção de documentários alusivos à história e à ligação de Alenquer ao Presépio.

Espaço Memória Palmira Bastos

  • património

Largo Dona Palmira Bastos, 1
2580-101, Aldeia Gavinha

Alenquer

Museu instalado na casa onde nasceu a artista Palmira Bastos, onde poderá observar uma vasta coleção de fotografias e utensílios de uso pessoal da artista, cedidos pela família e pelo Teatro Nacional Dona Maria II.

Castelo de Alenquer

  • património

Calçada Damião de Gois
2580, Alenquer

Alenquer

Castelo de planta retangular, com dois ângulos constituídos por torres. Foi mandado construir por Dom Dinis no século XIII. Numa das portas de entrada encontra-se a coroa real e o brasão de Dom Manuel. Atualmente, restam apenas panos de muralha, alguns dos quais integrados em construções, a Porta da Conceição e a Torre da Couraça.

1 2 3 ... 30 31 32 >