Os melhores locais para visitar
Descobrir novos lugares em Cinfães
Solar do Montemuro
- restauração
Lugar de Azevedo
4690-760, Tendais
Restaurante típico com um ambiente acolhedor, que dispõe de uma esplanada com vistas panorâmicas para o rio Douro. A posta de carne arouquesa grelhada recomenda-se, bem como a vitela assada no forno a lenha e o cozido à portuguesa. Para entrada, as papas de perdiz são obrigatórias. Não saia sem provar um dos doces de confeção caseira, como as rabanadas, o leite-creme e o pudim.
Museu Serpa Pinto
- património
Rua Doutor Flávio Resende, 34
4690-038, Cinfães
Este espaço de dinamização cultural era antigamente o Quartel da GNR. É constituído por três salas, uma expõe artesanato, outra expõe o acervo arqueológico do concelho, bem como algum do mais importante espólio do explorador cinfanense Serpa Pinto, e a terceira é destinada a exposições temporárias.
Casa da Cultura de Cinfães
- arte
Quinta dos Passais
4690-880, Cinfães
Este edifício remodelado, onde se realizam vários tipos de eventos, era antigamente designado por Casa da Ribeira ou antiga Casa dos Magistrados.
Igreja de São Cristovão de Nogueira
- património
Avenida Doutor Reinaldo Florido Calheiros
4690-540, São Cristóvão de Nogueira
Profundamente alterada na Idade Moderna, a Igreja de São Cristóvão, do extinto concelho de Nogueira, é estruturalmente uma edificação medieval, do românico tardio, de cujo período subsiste o portal axial e, lateralmente, cachorrada, cornijas e parcelas de frisos. No interior distingue-se o trabalho do retábulo-mor e dos retábulos colaterais, embora a maior parte deste património integrado tenha sido profundamente adulterado por intervenções recentes.
Igreja de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão
- património
Largo Artur Soares de Almeida
4690-632, Souselo
Templo românico-gótico onde sobressaem as cantarias lavradas dos portais, do arco triunfal e da fresta de iluminação da cabeceira. Nos altares laterais do arco triunfal figuram azulejos mudejares dos séculos XV e XVI e restos de frescos. Constitui um exemplo volumétrico e estilístico que pode ajudar a reconstituir a estrutura da Igreja de São Cristóvão de Nogueira, com a qual reparte decoração semelhante ao nível do portal axial. De destacar o janelão no alçado virado a Este, de arco quebrado, geminado e com decoração semelhante ao pórtico.
Igreja de Santa Maria Maior de Tarouquela
- património
CM1011, 36
4690-714, Tarouquela
Templo românico fundado pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, único exemplar de igreja monástica no atual concelho de Cinfães. Apresenta na fachada um portal com três arquivoltas e capitéis decorados com motivos zoomórficos e tímpano decorado. Na fachada sul existem dois portais com motivos românicos. No interior o destaque vai para a quantidade de túmulos com arcos. Realce ainda para os motivos decorativos dos arcos, capitéis, cintas e cachorrada. Do edifício monástico nada resta, embora o corpo da Igreja conserve a estrutura iniciada no século XII. No interior, destaca-se a imagem de uma Virgem do Leite, obra da Flandres do …
Moinho das Travessas
- património
Granja
4690-758, Granja
Moinho de rodízio pitoresco que ainda funciona, localizado no ribeiro da Granja. Está inserido no parque de lazer e merendas construído pela Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais.
Ponte da Balsa
- património
Fundo de Vila
4690-351, Nespereira
Ponte antiga em arco construída em pedra, ao lado da qual foi recentemente construída uma pequena ponte em madeira. Inserida numa zona fluvial completamente recuperada e aprazível, o espaço tem servido de cenário à realização de atividades de cultura e lazer.
Serra de Montemuro
- campo
Serra de Montemuro
4690, Alhões
Está compreendida entre o rio Douro, a Norte e o rio Paiva, a sul, confina com a cidade de Lamego. O ponto mais alto da serra é denominado por Montemuro, a 1.381 metros de altitude. Toda a serra tem bastante relevo e é íngreme praticamente de todos os lados. A serra é povoada até cerca dos 1.100 metros de altitude, as aldeias encontram-se espalhadas por toda a serra, mas quase sempre perto de cursos de água. Nesta serra nascem os rios Varosa (que a separa da serra de Leomil) e o rio Balsemão. O rio Paiva separa-a da serra da …