Os melhores locais para visitar
Descobrir novos lugares em Castro Verde
A Planície
- restauração
Largo da Feira, 6
7780-131, Castro Verde
O restaurante A Planície, situado em Castro Verde, é uma casa típica alentejana constituída por duas simpáticas e acolhedoras salas. A gastronomia regional alentejana está aqui representada, tanto nos oito pratos do dia, que vão variando consoante a época e o que a terra dá, como nos pedidos à carta. A carne de porco preto, as migas à alentejana, a açorda de bacalhau e o bife à Planície são as especialidades constantes. Já o ensopado de borrego, as sopas de tomate ou o tradicional cozido de grão surgem como sugestões diárias sem dia fixo.
Ermida de São Pedro das Cabeças
- património
São Pedro das Cabeças
7780-251, Castro Verde
Monumento maneirista que assinala o local onde terá ocorrido a Batalha de Ourique, a 25 de julho de 1139. É um santuário de peregrinação, com predominância da tipologia quinhentista, que se reflete na construção de pequenas igrejas de uma só nave. Apresenta um arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras e o altar-mor é de madeira com nicho em alvenaria. Segundo uma lenda, esta ermida pertence ao grupo de sete capelas irmãs, que se avistam todas umas às outras: Senhora do Amparo, em Mértola; Senhora de Guadalupe, em Serpa; Senhora da Cola, em Ourique; Senhora do Castelo, em Aljustrel, …
Igreja da Misericórdia de Castro Verde
- património
Largo Victor Guerreiro Prazeres
7780-218, Castro Verde
Igreja construída na primeira metade do século XVI, a apresentar características de arquitetura manuelina e maneirista. Na segunda metade do século XVIII sofreu uma profunda remodelação, altura em que foi feito o retábulo e se decorou a capela-mor, o arco e a abóbada da capela-mor. Nos finais do século XIX construiu-se o coro e as abóbadas da nave foram decoradas. Alberga agora um lar de idosos.
Parque da Liberdade
- campo
- lazer
Rua de José Gomes Ferreira
7780-102, Castro Verde
Amplo e aprazível espaço verde com um anfiteatro exterior e vários bancos de jardim.
Museu da Ruralidade
- património
Rua de Santa Madalena
7780, Entradas
O Museu da Ruralidade tem três áreas expositivas: uma zona de exposições temporárias (onde estão patentes objetos representativos da ruralidade da região), uma zona de exposições temporárias (ocupada por uma oficina do ferreiro, o espólio do último abegão de Castro Verde e algumas miniaturas de alfaias agrícolas) e o Núcleo da Oralidade, onde é possivel consultar vária documentação do património imaterial da região, com destaque para a Feira de Castro e a viola campaniça.
Núcleo Urbano de Castro Verde
- património
Praça da Liberdade
7780-160, Castro Verde
O Posto de Turismo organiza um roteiro que passa pelos principais pontos turísticos de Castro Verde. Mediante marcação, poderá visitar a Basílica Real, o Museu da Lucerna, o artesanato local, entre outros.
Sítio Arqueológico de São Pedro das Cabeças
- património
São Pedro das Cabeças
7780-251, Castro Verde
Vestígios arqueológicos datados na 2ª Idade do Ferro, séculos V e III a.C.. O período cronológico está marcado desde o Calcolítico até à Romanidade. Também se diz que foi em São Pedro das Cabeças que terá ocorrido a Batalha de Ourique.
Miradouro da Ermida de Aracelis
- campo
- lazer
São Marcos da Atabueira
7780-504, Castro Verde
Espaço localizada a cerca de 294 metros de altura, de onde é possível contemplar as planícies alentejanas. No inverno, poderá avistar a ave abetarda e o sisão.
Núcleo Etnográfico do Monte das Oliveiras
- património
Monte das Oliveiras
7780-251, Castro Verde
Trata-se de uma exploração agropecuária que mostra a vivência num típico monte alentejano. Integra um pequeno núcleo etnográfico constituído por objetos e memórias dos proprietários. Para visitar este local, que também se destaca por albergar nas proximidades a maior colónia de Cegonha Branca da região, terá que fazer uma reserva no posto de turismo.
Museu da Lucerna
- património
Largo Victor Guerreiro Prazeres
7780-218, Castro Verde
Museu onde se destaca uma coleção única de lucernas de época romana (séculos I a III d.C.), descobertas em 1994 na localidade de Santa Bárbara dos Padrões. Estes utensílios de iluminação, que utilizavam o azeite como combustível, apresentam decorações dos mais variados motivos.