Os melhores locais para visitar
Descobrir novos lugares em Elvas
A Bolota
- restauração
Rua Madre Teresa - Quinta das Janelas Verdes
7350-491, Terrugem
A sua fama, que transpõe fronteiras, muito deve à carismática Júlia Vinagre. Apesar de já não integrar o projeto há vários anos, é impossível dissociar a casa deste grande nome da cozinha portuguesa. Decorado de forma requintada, onde os tons brancos fazem contraste com as toalhas verdes das mesas, criando um ambiente clássico e requintado. São várias as especialidades residentes na carta. Salada de perdiz de escabeche ou migas gatas à alentejana, para entrada, filetes de cherne em crosta de ervas aromáticas ou rosbife com molho de paté, para principais, e pão de rala para finalizar.
Capela de Nossa Senhora da Nazaré
- património
Rua do Caminho de Elvas
7350-431, Barbacena
Capela peculiar, de pequenas dimensões em forma circular. Na fachada, podem ver-se os remates em amarelo sob um fundo branco e o remate da porta em mármore branco, encimada pela torre sineira e respetivo sino. No interior, o destaque vai para o formato semicircular da capela-mor, pavimentada em tijoleira. São estes formatos que lhe conferem singularidade.
Igreja Paroquial de Barbacena
- património
Largo da Igreja
7350-431, Barbacena
Monumento religioso que possui nave única, capela-mor, sacristia, coro, sala de reunião e sala de receção. Da corrente renascentista sobrou, apenas, o pórtico e a cornija, enquanto o retábulo-mor já demonstra os traços do barroco e esse é um dos elementos distintivos desta igreja.
Igreja Paroquial de São Vicente
- património
Rua da Igreja
7350-481, São Vicente
Arquitetura de tipo religioso construído em 1586. A sua simplicidade é notória e na sua constituição estão: uma nave, a capela-mor, a sacristia, uma sala anexa e um pátio interno. Os tetos da capela-mor são em caixotões e no retábulo-mor figuram 3 nichos.
Igreja de Nossa Senhora da Nazaré
- património
Elvas
7350, Elvas
Esta é mais uma das igrejas de Elvas peculiar pela sua construção em forma circular, constituída por nave, capela-mor e sacristia. No interior o destaque vai para os mármores, a alcatifa nos silhares e para o retábulo marmoreado. A paisagem envolvente torna este espaço ainda mais especial.
Igreja Paroquial de Vila Fernando
- património
Largo João Dias de Deus, 6
7350-511, Vila Fernando
Igreja com origem no século XIII, tendo sido mais uma das afetadas pelo Terramoto de 1755. É constituída por coro, nave única, capela-mor, sacristia, sala de reuniões e sala de arrumos. A fachada é composta por um adro simples e bem cuidado, a porta encimada por janela e esta por um relógio. No topo está a Cruz de Cristo, ladeada por duas torres sineiras. O elemento distintivo desta igreja está na capela-mor, devido à utilização da cobertura da cúpula com zimbório.
Capela Funerária da Misericórdia
- património
Largo de Nossa Senhora das Dores
7350-121, Elvas
Monumento religioso, pequeno, mas de grande simplicidade. Na fachada exterior ainda pode ver-se o remate em azulejo, apesar do seu estado de conservação. É constituída por nave e capela-mor. O interior é igualmente simples, mas pode ver-se a representação das Almas na capela-mor, datada do século XVIII, as pias de água benta e mesa de altar da capela em mármore.
Igreja e Antigo Hospital da Misericórdia
- património
Largo da Misericórdia
7350-117, Elvas
Edifício de grande valor arquitetónico, cuja igreja data dos inícios da segunda metade do século XVI. É constituída por três naves e quatro tramos. A capela-mor, de decoração pombalina, está coberta por falsa abóbada e destaca-se, ainda, as pias de água benta circulares e os dois retábulos colaterais tardo-barrocos. O nicho igualmente tardo-barroco, o lavabo e o silhar de azulejos são dignos de apreciação. A parte que funcionava como hospital é perpendicular à igreja, possui dois pisos e data da primeira metade do século XVIII e, hoje, funciona também como Museu de Arte Contemporânea.
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
- património
Largo dos Terceiros
7350-238, Elvas
Igreja de nave única onde se destacam os azulejos descritivos da vida de São Francisco de Assis, datados do século XVIII, a talha da capela-mor e a imaginária. Templo edificado entre 1701 e 1719. Os trabalhos de acabamento prolongaram-se por mais anos, estando inscrita na porta a data de 1761.