Os melhores locais para visitar
Descobrir novos lugares em Borba
Ermida de São Gregório
- património
Aldeia de São Gregório
7150-390, Rio de Moinhos
Ermida de fachada muito simples, branca e remate a azul. Integrada na Aldeia de São Gregório, esta construção já existia no século XVI e pensa-se que terá sido fundada por um sapateiro que tinha deixado umas casas que serviriam de rendimento à capela.
Passo da Via Sacra da Rua Terreiro das Servas
- património
Rua Terreiro das Servas
7150-164, Borba
Passo construído em mármore branco, à semelhança dos três que integram este conjunto. É talvez dos mais opulentos e de maiores dimensões. A obra é da autoria do arquiteto José Francisco de Abreu.
Passo da Rua de Évora
- património
Rua de Évora
7150-133, Borba
Obra do arquiteto Francisco José de Abreu, integra o conjunto de Passos desta região, que são dos maiores do país. As ombreiras estão decoradas com volutas de elementos vegetalistas. A abóbada e paredes cobertas de pinturas murais.
Passo da Rua da Aramenha
- património
Rua da Aramenha
7150-145, Borba
O Passo da antiga Rua da Aramenha é mais um dos monumentos que integra o conjunto Passos do Senhor. Está construído em mármore branco, data do século XVIII e é da autoria do arquiteto José Francisco de Abreu.
Adega de Borba
- lazer
Largo Gago Coutinho e Sacadura Cabral, 25
7151-913, Borba
Fundada em 1955, a Adega de Borba foi a primeira de uma série de Adegas constituídas no Alentejo, reunindo atualmente 300 viticultores associados que cultivam cerca de 2.000 hectares de vinha, distribuindo por 70% castas tintas e 30% de castas brancas. Dispõe de uma ampla sala de provas, de um auditório com capacidade para 60 pessoas e de uma sala para 150 pessoas.
Jardim Municipal de Borba
- campo
- lazer
Rua Florbela Espanca
7150, Borba
Jardim espaçoso, com várias espécies arbóreas, bancos e parque infantil. Localiza-se aqui um dos ex-líbris de Borba, a Fonte das Bicas.
São Gregório
- campo
- património
São Gregório
7150, Rio de Moinhos
Aldeia criada no século XV, cujas terras eram propriedade de um morgado abastado da região chamado D. Luís Galvão Coutinho Freire. As suas populações viviam, essencialmente, à custa da agricultura, dada a fertilidade dos terrenos para o cultivo. Uma vez que estava perto de Vila Viçosa, Estremoz e Borba, o abandono tornou-se inevitável. Chegou a ter quase 40 habitantes, mas nos anos 80 estava abandonada, até que, em 1998, foi adquirida e recuperada para dar origem ao Turismo de Aldeia.
Convento de Nossa Senhora da Consolação do Bosque
- património
Quinta do Bosque
7150-232, Borba (Matriz)
Convento fundado em 1505, por Dom Jaime IV, quarto Duque de Bragança. Terá sido aqui que esta figura da história se terá isolado, consumido pelo remorso de ter mandado matar a sua mulher, a Duquesa Dona Leonor. O destaque vai para o bosque que contém no interior, dada a sua riqueza, que contempla lagos artificiais, ilhas, capelas, fontes e recantos de grande beleza.
Coreto de Borba
- arte
Rua das Casas Novas
7150-123, Borba
Pequeno coreto localizado no Jardim de Borba, perto da conhecida Fonte das Bicas.