Os melhores locais para visitar
Monumentos em Penela
Igreja Paroquial do Espinhal / Igreja de São Sebastião
- património
Largo Dom Luís de Alarcão
3230, Espinhal
Igreja tardo-renascentista e barroca, datada do século XVI. É constituída por três naves e por duas capelas nos flancos. Destaque para a sua torre e para o conjunto arquitetural da cabeceira em pedra lavrada da renascença coimbrã.
Castelo de Germanelo
- património
Rabaçal
3230, Rabaçal
Castelo mandado construir por D. Afonso Henriques no século XII. Juntamente com os castelos de Penela, Soure e Lousã, fazia parte da rede afonsina de fortificações de defesa das terras de Coimbra.
Villa Romana do Rabaçal
- património
Rabaçal
3230, Rabaçal
Villa rural datada do século IV, apresentando uma arquitetura civil, privada e romana. Possui uma notável área de habitação, tanto em organização espacial como em decoração. Várias campanhas arqueológicas puseram a descoberto a parte residencial, com mosaicos completos e peristilo octogonal. Em 1988 descobriu-se o que se julga ser o bloco termal desta importante villa.
Convento de Santo António
- património
Rua do Convento de Santo António, 9
3230, Penela
Edifício simples e austero, caraterístico da arquitetura franciscana. Foi construído no século XVI, conservando ainda o portão redondo da entrada, recortado e decorado com volutas.
Castelo de Penela
- património
Rua do Castelo, 5
3230-280, Penela
Castelo sobranceiro à vila, onde se destaca, no seu interior, a Igreja de São Miguel, datada do século XV, e um conjunto de sepulturas antropomórficas da baixa idade média. Apresenta forma poligonal, irregular e é constituído por panos de muralhas e várias torres dos séculos XV e XVI. Conserva a Porta da Vila e a Porta da Traição, esta última com influências mouriscas. Este é o segundo maior castelo da linha defensiva do Mondego.
Igreja Matriz de Santa Eufémia
- património
Rua Paços do Concelho
3230-253, Penela
Igreja construída no século XVI e recuperada nos séculos XVII e XVIII. Destaque para os azulejos de Coimbra, que foram aplicados nas várias capelas em diferentes épocas, para o retábulo da Capela do Espírito Santo e para uma escultura de pedra quatrocentista representando a Virgem com o Menino.
Pelourinho de Penela
- património
Rua 25 de Abril
3230, Penela
Pelourinho com fuste cilíndrico rematado por uma pinha, onde estão gravados dois escudos da vila.
Pelourinho de Podentes
- património
Largo do Pelourinho
3230, Podentes
Pelourinho com fuste liso, em mármore, com capitel cúbico decorado com uma cruz da Ordem Militar de Cristo, esfera armilar e símbolos heráldicos.
Estátua do Infante Dom Pedro
- património
Praça da República
3230, Penela
Estátua representando o Infante Dom Pedro, erguida em homenagem ao mesmo.
Homenagem aos Mortos da Grande Guerra
- património
Rua dos Paços do Concelho
3230, Penela
Monumento erguido em homenagem aos combatentes da Grande Guerra Mundial. Na estátua destaca-se a esfera armilar, a cruz de Cristo e o brasão de armas de Portugal.