Os melhores locais para visitar
Monumentos em Mértola
Azenhas do Guadiana
- património
Mértola
7750, Mértola
As azenhas aproveitavam, no passado, a corrente do Guadiana para transformar o cereal em farinha. Nos dias de hoje, as azenhas são locais de lazer.
Mina de São Domingos
- património
Corte do Pinto
7750-102, Corte do Pinto
Complexo mineiro instalado no século XIX para a exploração de uma mina de pirite cuprífera cujo depósito havia sido explorado já em época romana e pré-romana. Os principais elementos extraídos durante a exploração moderna, entre 1854 e 1966, foram o cobre e o enxofre. Depois do encerramento da mina o equipamento foi desmantelado e vendido, restando hoje a paisagem marcada pela atividade mineira e pela drenagem ácida.
Canais do Rio Guadiana
- património
Mértola
7750-310, Mértola
Os canais foram usados, no Guadiana, para capturar peixe. No concelho de Mértola existem as últimas armadilhas deste tipo, que saíram de uso, onde se desviam os peixes para locais onde era mais fácil pescá-los.
Torre do Relógio de Mértola
- património
Rua Dom Sancho II, 15
7750-360, Mértola
É provável que a Torre do Relógio tenha sido erguida em finais do século XVI ou inícios do Século XVII, no contexto da reorganização da zona urbana da Praça do Município. Esta edificação foi erguida na proximidade de um conjunto de construções representativas do poder político, administrativo, judicial e económico e reaproveitando um antigo torreão da muralha, passou a marcar o limite da Praça do Município e a assumir-se como um dos elementos emblemáticos de Mértola. Em 1896 o relógio primitivo é substituído por outro mais recente que vai continuar a marca o tempo da Vila Velha até aos nossos …
Castelo de Mértola
- património
Largo da Igreja
7750-338, Mértola
Castelo de arquitetura românica e gótica, com torres quadrangulares. A torre de menagem está sobre a encosta mais alcantilada. Das portas medievais, somente se conserva a da Misericórdia, sobre o rio Guadiana. A antiga alcáçova, assim como troços importantes da muralha que envolvia a população, ainda se mantêm conservados. Trabalhos arqueológicos realizados na alcáçova do castelo puseram a descoberto um bairro mouro dos séculos XII/XIII, e várias estruturas romanas do século IV. As peças cerâmicas árabes encontradas estão expostas no núcleo do museu de Mértola.
Alcáçova do Castelo de Mértola
- património
Mértola
7750, Mértola
Na vertente norte da encosta do Castelo, o possível fórum da cidade romana cria uma plataforma artificial, suporte do imponente conjunto monumental da cidade de Myrtilis. Toda esta plataforma, encostada à muralha, assentava numa sólida galeria subterrânea com cerca de 30 metros de comprimento e 6 de altura. Na Antiguidade Tardia, séculos V e VI, foram aqui erguidas luxuosas construções religiosas; entre elas, um possível Palácio Episcopal e um batistério, dos quais restam significativos fragmentos de um belo conjunto de mosaicos policromos. Em época islâmica, no decurso dos séculos XII e XIII, toda esta zona é ocupada por um bairro …
Igreja de Nossa Senhora de Entre Ambas-as-Águas / Igreja de Nossa Senhora da Assunção / Igreja Matriz de Mértola
- património
Largo da Igreja
7750-350, Mértola
Numa área de forte inclinação abaixo do castelo, está localizada a antiga mesquita almóada, adaptada a igreja cristã no século XIII, com fachada manuelina-mudéjar onde se destacam as ameias e coruchéus. É a única que ainda conserva a volumetria e alguns elementos decorativos do templo árabe que a antecedeu, designadamente, a disposição da planta em "T", a presença do "mihrab" e do compartimento do "nimbar" na parede da "quibla" (muro da mesquita), voltada para Meca, a existência de cinco naves da antiga mesquita, a estatuária, portas e restos do mirabe.
Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Conceição de Corte do Pinto
- património
Largo Dom José do Patrocínio, 2
7750-102, Corte Pinto
Nesta igreja o destaque vai para o desenho e imponência do portal principal.
Igreja Paroquial de Espírito Santo
- património
Espírito Santo
7750-213, Espírito Santo
Templo com diversas influências no estilo e arquitetura como o gótico, o manuelino, o maneirista e o barroco. No barroco, por exemplo, sobressaem o retábulo-mor e a pintura da capela-mor, assim como o púlpito.
Igreja Paroquial de Santana de Cambas
- património
Rua Tomás António Revez
7750-413, Santana de Cambas
Igreja com três naves, que apresenta, no interior, retábulos de talha dourada e policroma. O retábulo-mor tem pintura mural e abobada decorada por pinturas murais oitocentistas.