Trata-se do prato mais conhecido da cultura gastronómica micaelense. Legumes, enchidos de porco e carne de vaca são dispostos numa panela e levados ao calor das caldeiras durante cerca de seis horas. Depois é só desenterrar a panela e deliciar-se. Na Lagoa das Furnas, desde que apareça bem cedo, poderá colocar o seu próprio cozido a confecionar, mediante a ajuda de um responsável da Junta de Freguesia das Furnas. Caso contrário, os diversos restaurantes das redondezas apresentam esta iguaria.
Inicialmente confecionado apenas em casas particulares, o bolo lêvedo popularizou-se e pode hoje ser adquirido em estabelecimentos comerciais. Parecido com panquecas, é servido simples ou recheado com queijo, fiambre ou mel.
Casa dedicada aos diversos produtos típicos da região de Povoação. Aqui encontra-se patente uma exposição etnográfica, peças de artesanato e artigos decorativos.
O famoso cozido das furnas, preparado em caldeiras vulcânicas, tem um sabor único e inesquecível. É lentamente cozinhado em tachos enterrados no solo aproveitando o calor proveniente da atividade vulcânica. Para além da beleza natural indescritível do Vale das Furnas, poder usufruir deste cozido é sem dúvida um privilégio.
A zona das Caldeiras, na ilha de São Miguel, constitui uma autêntica cozinha natural ao permitir que, enterrando no solo panelas com os necessários condimentos, se obtenham saborosas caldeiradas de peixe, como também cozidos de carne ou de bacalhau. Esta caldeirada é mesmo uma receita tradicional da localidade.