Instalado na antiga fábrica da baleia das Armações Baleeiras Reunidas, este museu apresenta uma exposição permanente explicativa dos trabalhos realizados na fábrica, nomeadamente do processo de transformação da baleia e instrumentos e maquinaria utilizados. Na oficina de ferreiro fundidor, pode apreciar peças como arpões e outro material utilizado na caça à baleia, e ainda assistir à laboração dos mesmos por artesãos.
Biblioteca com 640 metros quadrados de área bruta, da autoria da arquiteta Joana Coelho, onde pode consultar cerca de três mil documentos, entre livros, jornais, revistas, CD´s e DVD´s.
Escola fundada em 1986, tendo como finalidade preservar e divulgar o artesanato local. Funciona como escola-oficina e como museu etnográfico. Produzem vários trabalhos em cerâmica e artigos artesanais típicos da ilha, como os tradicionais chapéus usados pelos habitantes do Pico e as flores de escamas de peixe.
Este espaço promove o cultivo da vinha e a produção do vinho e da aguardente, uma das maiores fontes de riqueza do concelho. Dispõe de um centro interpretativo da paisagem da vinha e do vinho, de um armazém com utensílios e alfaias agrícola expostos e de uma típica adega regional.