Instalado no Villa Pampilhosa Hotel, o restaurante O Buke está a cargo de Flávio Silva, um jovem chefe cuja criatividade conseguiu, aos poucos, colocar este espaço no centro das atenções gastronómicas de toda a região. Delicado, criativo e ao mesmo tempo apegado às raízes e à tradição, consegue surpreender a cada proposta. O Bacalhau com puré de batata doce, puré de brócolos, folha de sal, presunto e azeite desidratado é, para já, o símbolo maior de uma criatividade em crescendo.
Com vista para a Barragem de Santa Luzia, o restaurante As Beiras, no Casal da Lapa na Pampilhosa da Serra usa a vista como um dos maiores atributos. De facto, é impressionante a vista da água do rio, perfeita para abrir o apetite. Experimente a morcela caseira como entrada, os maranhos, o cabrito ou a chanfana como pratos principais, mas não termine a refeição sem experimentar a tigelada ou então, o caseiro arroz doce.
O Pascoal, na localidade de Fajão na Pampilhosa da Serra, sempre foi um espaço onde se praticou genuína cozinha regional, seguindo receitas familiares, que atravessaram gerações. O segredo é simples e revelado a todos que perguntam como é que se consegue tanta qualidade e tantos sabores tão genuínos: os produtos usados são todos de produção local, frescos e, no caso dos animais, alimentados de forma tradicional. Na carta destaca-se o cabritinho assado no forno, a vitela também assada no forno, acompanhada de batata caseira assada e legumes da estação e ainda a truta do rio grelhada, criada nas águas frias …