A Paisagem da Cultura da vinha da Ilha do Pico é composta pelo Lajido da Criação Velha e pelo Lajido de Santa Luzia, ocupando um total de 154 hectares. Estes sítios constituem excelentes representações da arquitetura tradicional, do desenho da paisagem e dos elementos naturais, localizando-se em extensos campos de lava. Desde 2004 que a paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico está classificada, pela UNESCO, como Património da Humanidade.
Na linha das piscinas naturais açorianas, a piscina natural de São Roque é formada pela acumulação de algumas formações geológicas junto ao mar. É um local de pequenas dimensões, mas extremamente convidativo à prática balnear. Um pequeno jardim nas imediações, relativamente frondoso e arborizado, ajuda a tornar o espaço ainda mais agradável e propício ao lazer.
Lagoa localizada no planalto central da Ilha do Pico, perto das lagoas do Caiado e da Rosada. Trata-se de uma zona integrada entre diversos cones vulcânicos, envolvida por uma vegetação típica de áreas húmidas.
Lagoa localizada na Reserva Florestal Natural Parcial da Lagoa do Caiado, no planalto central da Ilha do Pico. Trata-se de um local verdejante de grande beleza natural, onde é possível observar diversas espécies endémicas, como o cedro-do-mato, o louro, o azevinho, a uva-do-mato, o bucho, o pau-branco e a urze.
Lagoa de águas calmas, rodeada por uma magnífica paisagem verdejante, formando um cenário de extrema beleza. Oferece vistas privilegiadas sobre toda a Ilha do Pico e ainda sobre a Ilha de São Jorge.