Os melhores locais para visitar
Monumentos em Alfândega da Fé
Igreja da Misericórdia de Alfândega da Fé
- património
Largo da Misericórdia
5350-010, Alfândega da Fé
Igreja barroca de planta longitudinal composta por uma nave única, uma capela-mor e um frontispício em empena truncada por uma sineira. No interior, destacam-se os retábulos colaterais barrocos de estilo nacional e o retábulo-mor.
Torre do Relógio
- património
Rua do Relógio, 67
5350-046, Alfândega da Fé
Torre do relógio medieval, constituída por uma planta quadrangular e um telhado em coruchéu piramidal encimado por cata-vento. Com funções militares, sofreu várias reformas na época medieval.
Solar dos Morgados de Vilarelhos
- património
Largo do Terreiro
5350, Alfândega da Fé
Solar setecentista de planta em U, integrando uma capela barroca. Inicialmente tinha uma planta longitudinal até que, no século XIX, foram acrescentadas umas alas, transformando a planta em U. No portal aparece a data de 1744 inscrita.
Portal de Entrada da Casa dos Mendonças
- património
Avenida Doutor Francisco Sá Carneiro
5350, Alfândega da Fé
Portal em granito maneirista, provavelmente construído no último quartel do século XVII. Apresenta um vão reto com ombreiras ladeadas por duas meias colunas toscanas e encimado por dois pináculos e uma cruz latina. Acredita-se que foi integrado no muro que delimita o pátio no século XX.
Monte da Cerca
- património
Gouveia
5350, Alfândega da Fé
O Monte da Cerca era um povoado fortificado com função residencial e militar, estando implantado numa elevação isolada, dominando Sendim da Serra, no extremo este da linha de cumeada que arranca no Castelo de Gouveia, com o qual se pensa estar relacionado. No topo, é visível um alinhamento de pedras de xisto, formando um talude que define uma linha de muralhas que rodeava o monte. A estruturação do povoado e a construção da muralha datam da Idade do Ferro, sendo ocupado como reduto defensivo na Alta Idade Média. Já no século XX, parte da muralha foi destruída para a remoção …
Igreja Paroquial de Agrobom / Igreja de São Miguel
- património
Rua do Prado
5350-101, Alfândega da Fé
Igreja barroca de planta longitudinal composta por uma nave única, uma capela-mor e uma sacristia adossada. Foi provavelmente construída em 1720, data inscrita sobre a porta lateral, sofrendo depois remodelações no século XX.
Igreja Paroquial de Gouveia / Igreja de São Bartolomeu
- património
Rua da Calçada
5350-262, Alfândega da Fé
Igreja barroca e rococó de planta longitudinal simples composta por uma nave, uma capela-mor mais estreita e baixa e, adossadas, uma sacristia e uma torre sineira. Foi construída em 1725, sofrendo alterações no século XIX e XX. A torre sineira apresenta dois registos divididos por cornija, o superior com quatro ventanas de volta perfeita.
Igreja Paroquial de Eucísia / Igreja de São Pelágio e Santa Justa
- património
Rua Dr. Gama Pimentel, 115
5350-231, Alfândega da Fé
Igreja de planta longitudinal simples composta por uma nave, uma capela-mor e uma sacristia retangular. Apresenta uma estrutura maneirista, uma fachada principal tardo-barroca e ainda algumas características rococós e neoclássicas. No interior, destaque para os retábulos de talha dourada e policromada.
Igreja Paroquial de Soeima / Igreja de São Pelágio
- património
Soeima
5350-360, Alfândega da Fé
Igreja maneirista e barroca constituída por uma planta longitudinal com uma nave única, uma capela-mor e uma sacristia. Foi provavelmente construída na segunda metade do século XVII e restaurada no século XX. No interior, destaque para o retábulo-mor e para os retábulos em talha barroca de estilo nacional.