Monte da Cerca
O Monte da Cerca era um povoado fortificado com função residencial e militar, estando implantado numa elevação isolada, dominando Sendim da Serra, no extremo este da linha de cumeada que arranca no Castelo de Gouveia, com o qual se pensa estar relacionado. No topo, é visível um alinhamento de pedras de xisto, formando um talude que define uma linha de muralhas que rodeava o monte. A estruturação do povoado e a construção da muralha datam da Idade do Ferro, sendo ocupado como reduto defensivo na Alta Idade Média. Já no século XX, parte da muralha foi destruída para a remoção de pedras.
- Estacionamento exterior fácil
- Locais arqueológicos
- True
Características
Monumentos perto de Monte da Cerca
Capela de Nossa Senhora do Rosário
Capela de planta longitudinal simples, com fachada rococó e outros detalhes neoclássicos. O interior apresenta cobertura em falsa abóbada de berço abatido, em …
Castelo de Gouveia
Vestígios de duas cinturas de muralhas que antigamente cercavam o ponto mais elevado da povoação. Tem origem, provavelmente, na Idade do Ferro, tendo sido depo…
Cruzeiro de Gouveia
Cruzeiro em granito datado do século XIX, a apresentar um soco circular com dois degraus, um capitel cúbico e uma cruz latina simples. Apresenta inscrita a dat…
Igreja Paroquial de Gouveia / Igreja de São Bartolomeu
Igreja barroca e rococó de planta longitudinal simples composta por uma nave, uma capela-mor mais estreita e baixa e, adossadas, uma sacristia e uma torre sine…