Os melhores locais para visitar
Monumentos em Viana do Castelo
Museu do Traje de Viana do Castelo
- património
Praça da República, 58
4900-539, Viana do Castelo
Edifício construído em meados do século XX para ali inaugurar, em 1958, uma delegação bancária do Banco de Portugal, que funcionou até 1992. Mais tarde, em 1997, foi ali colocado o Museu do Traje.
Farol de Montedor
- património
Rua do Alto do Facho, 174
4900-279, Viana do Castelo
Farol costeiro construído entre 1908 e 1910, a apresentar uma torre de planta quadrangular, fachadas de quatro registos, com cobertura em telhado semicircular, rematado por um cata-vento metálico. No interior, destaque para a escada e para a guarda da torre, em balaústres metálicos e corrimão em cobre.
Forte ou Castelo de Santiago da Barra
- património
Rua de Santiago da Barra
4900-357, Viana do Castelo
Acredita-se que este local foi habitado desde a pré-história, conforme o indicam numerosos achados. A primeira fortificação dataria do reinado de Dom Afonso III, embora a data mais provável seja do século XV. No reinado de Dom João II e/ou Dom Manuel I, o castelo medieval e a Torre da Roqueta foram reconstruídos. Em 1700 e 1799, durante o reinado de Filipe II, foi objeto de novas reparações e reconstruções. A atestar estas obras sobressai sobre uma das portas principais um escudo real de estilo rococó.
Basílica de Santa Luzia
- património
Monte de Santa Luzia - Apartado 21
4901-909, Viana do Castelo
Basílica situada no Monte de Santa Luzia, construída no século XIX, com projeto da autoria de Ventura Terra, de inspiração românico-bizantina, de acordo com a preferência pelos modelos clássicos, própria da época. Alguns autores identificam a linguagem arquitetónica utilizada neste edifício com o Sacré-Coeur, em Paris.
Igreja Matriz de Vila de Punhe / Igreja de Santa Eulália
- património
Avenida Padre Júlio Cândido
4905-642, Barroselas
Gravuras Rupestres de Montedor
- património
Travessa da Bica
4900-279, Carreço
Gravuras da Idade do Bronze esculpidas na superfície lateral de dois penedos graníticos, colocados lado a lado. As imagens representam motivos serpentiformes, ferraduras e figuras zoomórficas.
Ponte Eiffel
- património
Avenida Dom Afonso III
4900-477, Viana do Castelo
Ponte sobre o rio Lima, que liga a freguesia de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, a Darque. Foi inaugurada em 1878, tendo sido desenhada pelo arquiteto Gustave Eiffel.
Igreja Matriz de Viana do Castelo / Sé de Viana do Castelo
- património
Largo Instituto Histórico do Minho, 19
4900-522, Viana do Castelo
Igreja românica de transição, de planta em cruz latina, composta por três naves escalonadas com quatro tramos, com capelas laterais adossadas. O portal, com múltiplas arquivoltas, apresenta esculturas dos apóstolos. A flanquear o conjunto, estão duas volumosas torres coroadas por ameias chanfradas.
Igreja de Nossa Senhora da Agonia
- património
Rua de Monserrate, 12
4900-355, Viana do Castelo
Capela barroca conhecida pela grande romaria anual que se realiza de agosto. Em 1674, denominava-se Capela do Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário, passando a ser Bom Jesus da Via Sacra e, mais tarde, adotou o atual nome. Possui inúmeros quadros oferecidos à Nossa Senhora da Agonia, como testemunho de milagres alcançados.
Fortim da Areosa / Fortim da Vinha
- património
Rua de São Tomé e Príncipe
4900-052, Viana do Castelo
Pequeno reduto defensivo, de planta estrelada com face voltada ao mar, que se inseria no sistema de proteção da costa. Foi construído no segundo terço do século XVII, durante as guerras da Restauração. Apresenta características de arquitetura maneirista.