Assente numa longa história ligada à produção de vinho e graças às condições climatéricas e aos solos privilegiados da região, foi com naturalidade que a Adega de Valpaços surgiu em 1956, com o intuito de dar vazão à grande oferta do néctar por parte de inúmeros produtores. Daí à construção do atual edifício, projetado pelo arquiteto Fernando Cunha Leitão, passaram 2 anos, dando origem a uma obra notável de harmonia entre o tradicional e o moderno. O crescimento e afirmação da adega levou a que, em 1986, lhe fosse atribuída uma longa lista de vinhos VQPRD. As Caves possibilitam visitas …
Nesta região do país a matança do porco é um acontecimento muito popular. Surgem, por isso, naturalmente algumas receitas de doces inspiradas nessa tradição, como esta versão adocicada das famosas papas de sarrabulho, vulgarmente conhecida como sangue doce em Valpaços.
O Bucho é um dos pratos mais típicos na região de Valpaços, sendo que faz habitualmente parte da ementa dos caçadores, assim como os enchidos e presunto.
Terra de famosos enchidos e carnes fumadas, de azeite puro, este é um prato tipicamente transmontano. Unto é gordura, que é moldada, amassada e moldada em forma de bola, envolvida na pele de unto, que depois é pendurada no fumeiro. Os transmontanos que vivem da lavoura e do pastoreio alimentam-se muito desta sopa no inverno, servindo inclusive como pequeno-almoço.