Museu instalado numa parte da Igreja da Misericórdia, que possui um dos retábulos mais raros no país no seu género, conforme técnicos da Fundação Calouste Gulbenkian, além de telas a óleo sobre a Paixão de Cristo, telas do século XVI e XVII e outras imagens guardadas neste espaço.
Apresenta uma coleção permanente de pinturas a óleo, cerca de mil desenhos a carvão e apontamentos do pintor Pedro Cruz, que vão dos tempos de Paris (1906-1910) até à data da sua morte em janeiro de 1980.
Esta era a casa do Comendador Manuel Nunes Corrêa e sua mulher, cujo espólio, doado pelo próprio, contempla a suas próprias telas, uma de João Vaz e outra de João Reis, objetos pessoais, coleções de moedas e borboletas, instrumentos musicais, entre outras.
Biblioteca instalada numa casa senhorial do Século XVIII, adaptada para tal em 1987, aberta ao público desde 1994. Conta com monografias, documentos, jornais e 5000 exemplares de obras cedidas pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Auditório da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal, espaço destinado à promoção de atividades culturais, com peças de teatro ocasionais e sessões de cinema.