Castelo de Vide
Castelo de Vide é uma vila pitoresca pertencente ao distrito de Portalegre, com passado antigo e perene, com origens no topo de uma elevação da Serra de São Mamede. Um dos traços mais marcantes da história desta região é a existência de uma das maiores comunidades judaicas, da qual existem vestígios relevantes. O património edificado mais antigo da vila é essencialmente mouro e cristão. Os jardins, os imensos hectares cultivados, os recantos da vila, o tipo de casario, os solares, as fontes e as marcas do passado são os traços que caracterizam Castelo de Vide. Na gastronomia, destaque para a sopa de sarapatel, confecionada com os “miúdos” do borrego, sangue cozido e tripas (acompanhada com pão), o cachafrito de cabrito, os molhinhos em tomatada e o fígado à moda de Castelo de Vide.





















O que fazer em Castelo de Vide
Onde Comer em Castelo de Vide
Onde dormir em Castelo de Vide
A Quinta das Lavandas, em Castelo de Vide, é um agro-turismo que tem as lavandas como mote. Podiam ter plantado maçã de Portalegre, cereja de S. Julião ou cast…
3 estrelas
Localizado no centro de Castelo de Vide, a cerca de 600 metros de altitude, este simpático hotel é composto por dois edifícios, um de arquitetura moderna e out…
Localizada no centro de Castelo Vide, a Casa Amarela é um pequeno solar, cuja construção remonta ao século XVII e está classificada como Imóvel de Interesse Pú…
Perto de Castelo de Vide
Ponte de Sor
Com uma área que excede os 800 quilómetros quadrados, Ponte de Sor é o maior concelho do distrito de Portalegre. O topónimo da povoação deve-se à con…
Alter do Chão
Localizada no Alto Alentejo, a pacata vila alentejana de Alter do Chão faz parte do distrito de Portalegre. A sua origem está intimamente ligada a um…
Gavião
O concelho de Gavião pertence ao distrito de Portalegre, no Norte Alentejano, na confluência do Alentejo com o Ribatejo e a Beira Interior, partilhan…
Nisa
A pitoresca vila de Nisa integra o distrito de Portalegre e a sua paisagem é indissociável dos rios Tejo e Sever e da Serra de São Miguel. As princip…