Castelo de Campo Maior
Castelo onde são visíveis alguns panos de muralha, da época medieval e a torre norte com matacães. Da cintura fortificada do século XVII, mantém-se o fosso e a contraescarpa em boa parte da sua extensão, baluartes, portas, quartéis e revelins. O castelo possui duas das seis torres, de planta retangular. Na torre ocidental destaca-se a moldura manuelina. Realça-se uma grande sala, de duas naves divididas por fortes pilares de cantaria, tem abóbada de aresta. Mandado reedificar por D. Dinis, em 1310, supõe-se que existam fortificações nesta zona de Campo Maior, desde a época romana ou visigótica. No reinado de D. João II foram realizadas grandes alterações. Mais tarde, no reinado de D. Manuel I, foram construídas uma grande torre de menagem, de três pisos, quatro outras torres de menores dimensões, alcáçova, quartéis e armazéns que integravam o castelejo.
- Estacionamento privativo
- Castelos e fortes
- True
Características
Monumentos perto de Castelo de Campo Maior
Antigo Lagar do Azeite
Este antigo lagar de azeite é agora um restaurante (Restaurante ApertAzeite), sendo que este conserva a espacialidade original e grande parte do equipamento do…
Capela do Senhor dos Aflitos / Capela do Castelo
Templo situado no interior das muralhas do castelo. Tem nave e capela-mor retangulares.
Ermida de São Joãozinho
Espaço de peregrinação com estilo barroco. Apresenta frontão curvilíneo com sineiras e janelas de sacada.
Fonte Nova
Conjunto quinhentista com fonte, tanque de mármore e espaldar de alvenaria. Tem brasão de armas de Portugal e duas esferas manuelinas.