Clube de Bragança
Este emblemático edifício, designado como "Redondo", foi ocupado em 1911 pelo Centro Republicano Emídio Garcia (fusão do Centro Republicano com o Clube de Caçadores). Só em 1935 viu o seu nome alterado para Clube de Bragança, após a revisão dos estatutos. A sua existência remonta à implementação da República, altura em que surgiram centros para debater e difundir os ideais republicanos em todo o país. Ali se organizou também a 1.ª feira livro em 1981, além de récitas, concertos, palestras, etc. Na história do clube houve momentos de glória e de intenso dinamismo, muito particularmente nos anos posteriores ao 25 de abril de 1974, sendo famoso e conhecido pelas suas festas de fim de ano e Carnaval. Hoje, assiste-se à revitalização do Clube enquanto associação recreativa, cultural e desportiva. Destaca-se no piso térreo o café Chave d'Ouro, a funcionar neste espaço desde os anos 20 e local de encontro dos brigantinos há várias gerações.
- Estacionamento exterior difícil
- Casas típicas e edifícios relevantes
- Bar/cafetaria
- True
Características
Monumentos perto de Clube de Bragança
Antigo Edifício da Câmara Municipal
Casa setecentista pertencente à família de um rico burguês, que foi adquirida em 1864 para aqui se instalar a Câmara Municipal de Bragança.
Antigo Mercado Municipal de Bragança / Praça de Bragança
Mercado datado do século XX, constituído por um recinto delimitado por muros com gradeamentos em ferro forjado, em cujo interior se erguem vários edifícios.
Capela de Santo António
Pequena capela com portal em pedra trabalhada e um brasão coroado. De arquitetura tardo-barroca, foi construída no século XVIII.
Casa do Arco - Solar dos Pimentéis
Casa apalaçada, de arquitetura civil seiscentista, terminando, do lado poente, em torreão. Pertenceu à família dos Morais, Pimentéis e Bacelares. Em 1694 foi c…
Edifício na Rua Abílio Bessa
Edifício construído em finais do século XVIII, tendo-lhe sido acrescentado, já no século XIX/XX o piso mais recuado.