Padrão Comemorativo da Batalha de Montes Claros
A Batalha de Montes Claros foi bastante sangrenta, motivo pelo qual o Marquês de Marialva mandou construir este padrão é uma espécie de poema evocativo de valores como a paz e a tolerância. Na inscrição se pode ver o desejo de que tamanha devastação não volte a suceder-se nos países envolvidos, Portugal e Espanha. O retábulo do interior é em mármore branco e preto.
Contactos
Rua de Nossa Senhora da Vitória
7150,Rio de Moinhos
- Estacionamento exterior fácil
- Pelourinhos e cruzeiros
- True
Características
Monumentos perto de Padrão Comemorativo da Batalha de Montes Claros
Antigo Celeiro Comum / Celeiro da Cultura
Este antigo celeiro de três naves que não tinha acesso através do piso térreo, por se pensar que assim se evitaria a infestação de ratos. Atualmente funciona c…
Antigo Lagar de Azeite
Provavelmente, este edifício fez parte dos Paços do Concelho, dadas as janelas dos alçados e as pinturas murais no segundo piso. No primeiro piso esta um antig…
Busto de Armando Pessoa Verão
Nasceu em 1918 e morreu em 1998. Foi um médico de grande bondade, cujo povo de Borba quis homenagear em 2003, com este busto em mármore branco e negro.
Convento de Nossa Senhora da Luz
Convento construído entre 1574 2 1598, pela Ordem de São Paulo. Possui ermida e o nome deste convento deriva da sua localização, no vale de Montes Claros. Foi …
Ermida de Nossa Senhora da Vitória
Igreja fundada por Dom António Luís Meneses, Marquês de Marialva, nas vésperas da Batalha de Montes Claros e pensa-se que daqui terá assistido a toda a batalha…