Homenagem aos Trabalhadores da Pedreira
Borba é conhecida pela sua atividade extratora e transformadora de mármores. Foi no sentido de homenagear os trabalhadores da pedreira que António Pereira Anselmo, escultor natural de Borba, compôs este monumento, naturalmente, em mármore branco.
Contactos
Avenida Luís de Camões
7150-108,Borba (Matriz)
- Estacionamento exterior fácil
- True
Características
Monumentos perto de Homenagem aos Trabalhadores da Pedreira
Antigo Celeiro Comum / Celeiro da Cultura
Este antigo celeiro de três naves que não tinha acesso através do piso térreo, por se pensar que assim se evitaria a infestação de ratos. Atualmente funciona c…
Antigo Lagar de Azeite
Provavelmente, este edifício fez parte dos Paços do Concelho, dadas as janelas dos alçados e as pinturas murais no segundo piso. No primeiro piso esta um antig…
Capela de Santo António
Fundada pela Irmandade de Santo António, esta igreja tinha várias propriedades agrícolas, cujos rendimentos revertiam a favor da ornamentação artística. O sant…
Castelo de Borba
Castelo de aparelho de alvenaria de pedra e muro espesso, com largo adarve a correr toda a muralha. Realça-se a Porta do Celeiro, ladeada de um só torreão, a P…
Convento de Nossa Senhora da Consolação do Bosque
Convento fundado em 1505, por Dom Jaime IV, quarto Duque de Bragança. Terá sido aqui que esta figura da história se terá isolado, consumido pelo remorso de ter…
Edifício dos Paços do Concelho de Borba
Foi no decorrer de um processo de reorganização urbanística, nos finais do século XVIII, que estes Paços foram construídos, pela mão do engenheiro militar José…