Moinhos de Vento de Alburrica
Três antigos moinhos de vento desativados e bem conservados que se encontram na praia fluvial de Alburrica. O conjunto é formado pelo Moinho de Vento Gigante, Moinho de Vento Nascente (ambos construídos em 1852 por José Pedro da Costa) e pelo Moinho de Vento Poente construído no mesmo ano por José Francisco da Costa. Estes exemplares alimentavam com farinha os fornos da maior unidade fabril de produção de biscoito do País.
- Construções rurais e agrícolas
- True
Características
Monumentos perto de Moinhos de Vento de Alburrica
Escultura da CUF
Singela escultura alusiva ao centenário da CUF, 1865-1965. Tem cerca de 2 metros de altura e encontra-se localizada no centro de rotunda.
Escultura de Luís Lázaro Zamenhof
Escultura singela a homenagear o Dr. Luís Lázaro Zamenhof, criador do Esperanto.
Torre do Relógio do Barreiro
A torre do relógio, datada de 1928, foi a 1ª central telefónica da rede interna da CUF. Esta torre apresenta 2 relógios e um painel de azulejos a encimar a por…
Igreja da Misericórdia do Barreiro
Datado de 1569, este pequeno templo apresenta uma só nave revestida de azulejos do século XVIII. Na fachada pode-se observar um portal maneirista, que ostenta …
Edifício da Estação do Barreiro
Edifício onde funciona a estação CP do Barreiro, inaugurada em 1881. Trata-se de uma estação muito movimentada devido às ligações fluviais para Lisboa, encontr…