O que ver em Belém: 10 sítios a não perder em Lisboa
Belém é a zona nobre da cidade de Lisboa onde num curto espaço se encontram as melhores atrações da capital de Portugal. Descubra o que ver em Belém.
Parta à descoberta da história e da modernidade em Belém. Local de partida de naus e navegadores na época dos Descobrimentos, a zona de Belém oferece um dos passeios mais irresistíveis da capital de Portugal. Se vai visitar Lisboa, não perca as 10 sugestões do All About Portugal e, do nascer ao pôr do sol, saia à descoberta dos monumentos, museus e jardins desta zona nobre de Lisboa. E com uma certeza: quem visita Belém nunca se despede para sempre, apenas consegue dizer “até breve!”.
Torre de Belém
Talvez o mais conhecido monumento de Lisboa, a Torre de Belém é uma das maravilhas arquitetónicas da cidade. Foi construída no século XVI para uso militar, depois serviu como masmorra e hoje é um ex-líbris da capital. Tente visitá-la durante a maré alta, quando fica ainda mais bonita!
Centro Cultural de Belém
Palco de grandes acontecimentos culturais há 25 anos, o Centro Cultural de Belém é o bastião da Cultura por excelência em Lisboa. Divide-se em três grandes espaços: centro de reuniões, centro de espetáculos e centro de exposições. Integra ainda o Museu Coleção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea. Tem ainda no topo uma agradável esplanada com vista imperdível para o Tejo.
Padrão dos Descobrimentos
Um dos mais queridos monumentos lisboetas, a Padrão dos Descobrimentos atrai multidões de turistas diariamente. Foi construído em 1960 para celebrar os 500 anos da morte do Infante D. Henrique e para evocar o passado glorioso de exploração marítima portuguesa.
Museu da Marinha
Integrado no Mosteiro dos Jerónimos desde 1962, o Museu de Marinha tem como principal missão divulgar o passado marítimo português, contando com milhares de peças expostas, como embarcações a instrumentos de navegação.
Museu de Arte Popular
Entre dois ícones de Lisboa (a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos) está este importante museu, o de Arte Popular. Com vista para o Tejo e inaugurado em 1948, acolhe exposições, seminários, workshops e todo o tipo de manifestações da arte popular.
Mosteiro dos Jerónimos
Obra-prima do estilo manuelino, esta maravilha arquitetónica foi construída na zona de onde partiram as naus e caravelas dos Descobrimentos portugueses. Destacam-se o Portal Sul, a igreja e ainda os túmulos de Vasco da Gama e Luís de Camões.
Museu Nacional dos Coches
Tem a mais importante coleção mundial de coches e carruagens reais dos séculos XVI a XIX, e localiza-se no Picadeiro Real (antigo museu). É um dos Museus mais procurados de Lisboa.
Jardim Botânico Tropical
Já foi conhecido como jardim Colonial, depois como Jardim do Ultramar e ainda como Jardim Agrícola Tropical. Hoje é um dos espaços verdes mais agradáveis de Lisboa, com mais de 500 espécies de flora tropical e subtropical em jardins e estufas.
MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
É o mais recente hub de arte contemporânea em Lisboa, juntando o antigo Museu da Eletricidade e um novo edifício de design contemporâneo. O terraço panorâmico oferece uma vista deslumbrante para o Tejo.
Pastéis de Belém
Encontram-se hoje por toda a parte, mas nasceram em Belém. Há sempre um bom pretexto para saborear Pastéis de Belém. Ao pequeno-almoço ou simplesmente numa pausa, estes pastéis de nata, polvilhados com açúcar em pó e canela, são o ex-líbris da cidade lisboeta.
Recomendado
Mais Lidos