Ruínas do Castelo de Paderne
Ocupado pelos romanos em meados do século II, foi transformado em centro político e administrativo, conquistado pelos mouros em 713 foi tomado pela coroa portuguesa em 1248. O castelo foi restaurado por Dom Dinis. As muralhas são de taipa com ameias e caminho de ronda que comunica com a torre de atalaia. Conservam-se vestígios de troços da muralha, do torreão de entrada e, no interior, ruínas de uma igreja com vestígios góticos e manuelinos.
- Castelos e fortes
- True
Características
Monumentos perto de Ruínas do Castelo de Paderne
Capela da Misericórdia de Albufeira
Construída no local onde antes existia uma mesquita árabe, foi restaurada como capela da Misericórdia em 1499. Reconstruída após o terramoto de 1755, conserva …
Convento de Nossa Senhora da Orada
Este antigo convento foi construído num vale outrora deserto e nele se situa a Capela de Nossa Senhora da Orada (antigamente chamada de Ermida). A enorme devoç…
Estátua de São Vicente de Albufeira
Estátua de bronze que honra a memória de São Vicente de Albufeira, retratando-o com um crucifixo na mão esquerda. O beato São Vicente foi condenado à morte na …
Igreja de Sant'Ana
Igreja datada do século XVIII, com formas arquitetónicas de inspiração popular, tem uma cúpula envolvida por pináculos e a encimar a fachada elementos de expre…
Igreja de São Sebastião
Edifício do início do século XVIII, de aparência popular. Possui um portal principal com decoração barroca e um portal lateral manuelino. Retábulo em madeira, …