É, provavelmente, o bolo com maior tradição da ilha da Madeira. É preparado no dia 8 de dezembro em honra de Nossa Senhora da Conceição, para ser servido no Natal. Confecionado à base do melhor mel e com inúmeras especiarias, tem a particularidade de se poder conservar durante um ano inteiro.
O Bolo do Caco é um pão de trigo típico da região da Madeira, confecionado com farinha de trigo, fermento, água e sal. Pode ser consumido quente, como entrada de uma refeição, barrado com manteiga de alho a derreter ou como iguaria principal. O nome, "Caco", deriva do facto de ser cozido precisamente sobre um "caco" de telha, colocado sobre as brasas. Para cozer bem é indispensável que a pedra esteja escaldante.
Factory that produces sweets recalling the flavours of past times, such as sliced quince jam, sweets and jams of this isle fruits, such as custard, lemon, apple, papaya, tree tomato and tomato, fresh fruit sorbet, eucalyptus and fennel candies, the honey cake with dried fruits and the ginger, almond, eggs and milk cookies.
Tal como em muitos pontos do País, a ilha da Madeira inclui, nas suas receitas gastronómicas, os produtos típicos da região. A açorda à moda do Funchal não é exceção e, na sua confeção, são utilizadas papas de milho, bem como batata-doce assada como acompanhamento.
É um dos doces mais tradicionais da ilha da Madeira. Têm um sabor único uma vez que são confecionadas com o melaço extraído das canas da ilha. São muito populares, especialmente durante a época do Natal.
Este bolo tradicional é de aparência e confeção em tudo semelhantes ao bolo de mel, apenas diferindo na quantidade dos ingredientes. É muito resistente sendo que pode ser conservado durante um ano inteiro.