Os melhores locais para visitar
Aldeias em Ribeira de Pena
Limões
- campo
- património
Limões
4870, Limões
Considerada Imóvel de Interesse Público, esta aldeia serrana tem casario em granito dos séculos XVII e XVIII. Possui um cruzeiro da independência onde se evidenciam os pormenores do cálice e da "árvore da vida". O artesanato local é, sobretudo, à base de peças confecionadas em linho, tapetes e colchas (tecidas nos antigos teares manuais) e tecelagem de farrapos.
Agunchos
- campo
- património
Agunchos
4870, Agunchos
Aldeia composta por extensas propriedades agrícolas, espigueiros e construções de granito dos séculos XVII e XVIII. Situada numa zona relativamente plana, distinguem-se a zona nova e a velha. Note-se que a capela ergue-se numa pequena elevação e que junto ao rio existem azenhas.
Cabriz
- campo
- património
Cabriz
4870, Cabriz
Aldeia com campos de cultivo, situada na zona baixa da encosta. Do património cultural evidenciam-se as casas senhoriais dos séculos XVIII e XIX, com os seus anexos agrícolas e conjunto de espigueiros, a capela de Santo António, as alminhas, o cruzeiro e o Monte do Castro. Próximo do Cabriz situam-se as quedas de água "Cai d'Alto", vários moinhos tradicionais e o parque de lazer de Mandragoso.
Tojais
- campo
- património
Tojais
4870, Tojais
Zona alta de montanha, com predominância de rochas, utilizadas nas construções que, na maioria dos casos, apresentam coberturas em colmo. Realçam-se as alminhas, em honra de Santo António, os espigueiros dispersos e uma capela em pedra, datada de 1753, em honra de Santo António, com cruzes embutidas na parede, para marcar a via-sacra. Em relação ao artesanato são característicos os linhos criados nos teares rústicos.
Seirós
- campo
- património
Seirós
4870, Seirós
Situa-se numa encosta verdejante, esta aldeia composta por duas zonas distintas. Na mais antiga, com ruas estreitas, separada da zona mais recente por um típico lavadouro encostado a um declive cortado a pique, destaca-se um miradouro natural. Realçam-se as alminhas, um relógio de sol datado de 1851, a igreja de Santa Bárbara e um vasto conjunto de espigueiros, fontes públicas e um parque de lazer.
Penalonga
- campo
- património
Penalonga
4870, Penalonga
Aldeia situada na encosta da serra, deve o seu nome a um enorme rochedo, que se encontra no cimo da montanha, e que a população diz inacessível. Em Penalonga existem três capelas, a capela da Senhora da Livração, padroeira, a de Santa Ana e a de São João, situada no centro de um campo de milho. Nesta aldeia diversas casas rurais possuem relógios de sol, dessas destacam-se a Casa da Ponte, com o seu pátio interior e conjunto de espigueiros.
Macieira
- campo
- património
Macieira
4870, Macieira
Aldeia, com casario disperso, localizada numa zona plana de encosta montanhosa. Na povoação evidencia-se uma rua de aspeto milenar, com casas rurais em granito e colmo e com relógios de sol. Merecem referência treze azenhas no rio Covelo e nascentes com pias para a lavagem de roupa. O artesanato local é caracterizado pelas meias de lã, pelas molhelhas e pelas crossas.
Lamas
- campo
- património
Lamas
4870, Lamas
Aldeia situada num vale verdejante com ruas estreitas, tradicionais casas agrícolas com cobertura de colmo e casas rurais, nomeadamente, a casa do Gaspar, do Cabo, do Seixo, do Carvalinha. De salientar a capela de Nossa Senhora dos Remédios, as alminhas, integradas numa parede que protege a nascente de água, os canastros, assentes sobre pilares de pedra, e vários relógios de sol. Do artesanato local destacam-se as crossas.
Formoselos
- campo
- património
Formoselos
4870, Formoselos
Terreno em relevo onde se encontra casario disperso. Nesta localidade merecem um olhar atento o cruzeiro de 1794, as alminhas, dedicadas a Nossa Senhora do Carmo, a capela e o Castro do Facho, situado na confluência dos rios Tâmega e Cerva.
Favais
- campo
- património
Favais
4870, Favais
Nesta aldeia destaca-se a agricultura de subsistência, as casas cobertas de colmo, as crossas, que protegem os pastores dos invernos rigorosos, a tecelagem e as mantas de trapos. Do património arquitetónico evidencia-se a capela de Sta. Luzia, a célebre "Pedra de Favais", com anjos em baixos-relevos e alminhas. No património natural, realça-se o curso do Rio Poio com uma vista panorâmica com gargantas e quedas de água, formadas pela descida acentuada do rio por entre as fragas.