O restaurante O Plátano situa-se bem perto do rio Tâmega, em Marco de Canaveses. Dividido em cinco salas com decoração típica, dispõe ainda de mais dois salões para eventos. A carta apresenta vários pratos regionais, dos quais se destacam o anho assado em forno a lenha, a posta de vitela mirandesa, o bacalhau na brasa com batata a murro e a vitela assada com arroz de forno. As fatias de freixo e o pão de ló são as propostas regionais mais doces.
O restaurante Pensão Magalhães está instalado numa casa centenária, com uma bonita fachada, sendo com orgulho que anuncia que é o restaurante mais antigo do Marco de Canaveses. As receitas regionais imperam na ementa deste espaço que dispõe de quatro salas e tem capacidade para acolher 300 pessoas. O anho assado com arroz de forno, a posta de vitela e o bacalhau são as especialidades da casa, que mediante encomenda serve também o verde, um prato da região confecionado com os miúdos do anho e pão.
O restaurante Tasca Dino, situado no Marco de Canaveses, é um espaço típico, com paredes em pedra e decoração rústica. Todos os dias há bacalhau e posta de vitela na brasa, mas as verdadeiras especialidades regionais estão disponíveis apenas por encomenda. O anho assado no forno de lenha, o arroz de cabidela e ainda o cozido à portuguesa e os arrozes de forno e de hortes são as propostas mais acertadas. Aproveite para visitar a mercearia e a cozinha.