O restaurante Flôr do Rio, em Fornos de Algodres fica numa casa simples com aspeto familiar, com vista para o rio, que se dedica a servir pratos com intensos sabores regionais. Tem, graças à localização, os peixinhos do rio como especialidade, fritos ou de escabeche. No entanto, vai mais longe nas ementas que propõe, servindo regularmente o cabrito à fornos e ainda umas suculentas costeletas à serrana. Rematam a refeição com um igualmente tradicional, na região, arroz doce.
O restaurante Quinta das Courelas, em Fornos de Algodres, encontra-se numa antiga quinta, toda em pedra e totalmente recuperada, dedicando-se a servir os bons sabores da serra, enquadrados com uma vista fantástica. Na ementa destaca-se o cabrito assado no forno, as febras na telha e ainda a mistura regional, um prato feito com enchidos e arroz de feijão. Aos domingos oferecem um interessante rodízio de cozido à portuguesa.
O restaurante Os Unidos, em Fornos de Algodres, além de comida típica regional, oferece aos clientes uma vista única de Serra da Estrela, a partir da sala de refeição. A decoração é moderna e confortável. Na ementa destaca-se a morcela frita e o cabrito assado na brasa. Por encomenda pode ser servido assado no forno. Os apreciadores de polvo podem aproveitar a propostas de filetes acompanhados com migas.
O restaurante Encosta do Castro, em Fornos de Algodres demonstra a sua vocação tradicional mal se chega ao estacionamento, decorado que está o edifício com vários utensílios campestres de outros tempos. Serve, essencialmente, almoços, oferecendo apenas duas opções diárias. Convém verificar antes de ir, mas pode ter a certeza de que ao domingo há sempre cozido à portuguesa. Nos restantes dias a ementa alterna entre a vitela estufada e o cabrito grelhado, entre o borrego e o bacalhau podre. Tem sempre arroz doce para terminar a refeição. Conte também com preços módicos.