O Restaurante São Sebastião, em Alfândega da Fé, é uma casa pequena, com uma agradável esplanada, onde as doses são generosas e os preços em conta. O ambiente é familiar, sendo que as receitas confecionadas na cozinha atravessaram gerações. Naturalmente, a posta à São Sebastião é o prato mais procurado, seguido pelas costeletas de vitela e pela alheira. Por encomenda servem também cabrito assado no forno e caldeirada de cabrito. Nos dias mesmo frios há um doce de castanhas caseiro para sobremesa.
Restaurante pertencente a uma unidade hoteleira de luxo, muito conhecida pelo seu SPA ao ar livre suspenso sobe a serra. Encontra-se dividido em duas áreas, um salão e uma zona com vista panorâmica. Apresenta um bom serviço e deliciosos pratos da cozinha regional transmontana, confecionados com produtos típicos da região. Dispõe ainda de uma "Cuisine SPA", com receitas com poucas calorias estudadas por nutricionistas.
O Garfo 2 em Alfândega da Fé é uma daquelas casas onde a quantidade tem tudo a ver com a qualidade. Ou seja, este é um restaurante com capacidade para 200 pessoas mas que mesmo nos dias em que está cheio, não se nota falta de qualidade. Da sala vê-se o jardim municipal, cenário perfeito para degustar a caldeirada de cabrito, o javali, a feijoada à transmontana, a tradicional carne à mirandesa e vários pratos de caça.