Os melhores locais para visitar
Restaurantes em Paredes
Cozinha da Terra
- restauração
Lugar da Herdade, 8
4580-581, Louredo
O restaurante A Cozinha da Terra, em Louredo, é um restaurante com uma decoração típica da região, simples e rústica. Antiga casa de lavradores abastados do século XVII, intacta e bem preservada, não guarda segredos e abre a porta a todos os que a visitem, para ver e, principalmente, para bem comer. As receitas vem de gerações passadas. Rojões no “pingue” com castanhas e migas de sarrabulho são das que ninguém prescinde, assim como o capão recheado, o arroz de pato ou o singular cozido à portuguesa (por encomenda).
Adega Regional Dias
- restauração
Rua Alberto Coelho Moreira, 464
4585-082, Paredes
Restaurante espaçoso, com decoração simples, com a garrafeira exposta. A casa serve pratos da cozinha regional portuguesa.
Churrasqueira Arraúl
- restauração
Avenida Dom Faustino Moreira dos Santos, 497
4585-141, Gandra
Restaurante pequeno mas acolhedor. Na decoração da sala dispõe de um fogão a lenha tradicional, onde são confecionados alguns pratos.
Adega Regional Poeira
- restauração
Rua Vilarinho de Cima, 56
4585-248, Gandra
Restaurante simples e agradável a servir, maioritariamente, pratos confecionados na brasa.
Casa do Baixinho
- restauração
Rua do Baixinho, 579
4580-184, Paredes
No restaurante Casa do Baixinho, em Paredes, a especialidade é o bacalhau folhado com creme bechamél, mas são muitas as iguarias regionais que vêm para a mesa. Primeiro vão chegando as dez entradas, de seguida o prato principal e por último a sobremesa, tudo por €15. Bacalhau com broa, naco com feijão e arroz, arroz de pato e cabrito assado no forno (ao domingo) são algumas das propostas para principal. Para a sobremesa pode optar por leite-creme e aletria ou sopa seca, se a visita for no carnaval ou encomendar.
A Cozinha do Frade
- restauração
Rua Sobre Vale, 54
4585-522, Rebordosa
Sala acolhedora e de ambiente familiar, assim como o serviço. Na parede existe um quadro de uma refeição clerical que dá um toque original ao espaço e ao mesmo tempo origem ao nome do restaurante. O serviço gastronómico é de grande qualidade.
Zé d'Adélia
- restauração
Rua Candeeira, 50
4585-364, Rebordosa
O restaurante Zé d'Adélia, localizado num ponto alto da Rebordosa, em Paredes, sempre foi conhecido por este nome, no entanto, só quando os filhos dos proprietários assumiram o comando do restaurante foi oficializado, numa clara homenagem a Adélia e José Pinto. Este espaço é afamado pelos seus fantásticos grelhados a lenha, seja ele bacalhau, naco de vitela ou peixe fresco. Servem também cabrito e vitela assados em forno de lenha e cozido à portuguesa, mas apenas mediante encomenda. O pão-de-ló, feito também no forno a lenha, e as rabanadas são algumas das sobremesas preparadas ainda pela matriarca da família.
Flor da Casinha
- restauração
Rua Alto da Casinha, 242
4580-671, Paredes
Sala simples mas de grande dimensão, com uma sala particular para festas. Decoração quase inexistente. O serviço é familiar e eficiente.