Os melhores locais para visitar
Recursos naturais em Montalegre
Cascata de Pitões das Júnias
- campo
- praia
Pitões das Júnias
5470, Pitões das Júnias
A cascata de Pitões das Júnias, em pleno Parque Nacional Peneda-Gêres, é abastecida pelas águas cristalinas que passam junto ao Mosteiro de Santa Maria das Júnias. Tem uma primeira queda de cerca de 30 metros seguida de várias outras. Todo este cenário encontra-se envolvido por um belo carvalhal centenário.
Albufeira do Alto Rabagão
- campo
- praia
Albufeira do Alto Rabagão
5470, Montalegre
Barragem do tipo misto, uma parte do tipo de gravidade e outra do tipo arco, alimentada pelo rio Rabagão, pertencente à Bacia Hidrográfica do Cávado. Foi concluída em 1964, apresentando 94 metros de altura e 1897 metros de comprimento de coroamento, com uma capacidade de descarga máxima de 500m3/s. Trata-se da segunda maior Barragem de Portugal, logo a seguir à Barragem do Alqueva, sendo muito procurada pelos pescadores. O barbo, a boga e o escalo (também conhecido por robalinho) são as espécies piscícolas mais comuns. É ainda autorizada a prática de outras actividades desportivas e de lazer, como o surf, …
Cascata de Pincães
- campo
- praia
Cabril
5470-011, Cabril
Esta é uma das cascatas mais bonitas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Para lá chegar, deve seguir o caminho que vem da aldeia por um trilho com cerca de dois quilómetros.
Cascatas de Firvidas
- campo
- praia
Cascatas de Firvidas
5470, Montalegre
Quedas de água apenas acessível a pé, com acesso difícil através de um caminho em terra frequentemente alagado. Local de grande beleza natural, rodeado de vegetação e escarpas rochosas.
Cascata Cela Cavalos
- campo
- praia
Outeiro
5470, Outeiro
Cascata em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, alimentada pelos ribeiros das Cavadas e de Cela Cavalos. O acesso ao local é difícil, mas vale a pena pela sua beleza.
Cascata Barrondas
- campo
- praia
Travassos
5470, Montalegre
Cascata localizada no Parque Nacional da Peneda-Gerês, mais precisamente em Travassos do Rio, acedendo-se passando por um caminho pedestre de cerca de dois quilómetros. Trata-se de uma cascata de dimensões médias rodeada de altos montes verdejantes, criando um cenário de cortar a respiração.
Carvalhal do Avelar
- campo
Montalegre
5470, Montalegre
Trata-se de uma área verde virgem de grandes dimensões e de grande beleza natural. Localiza-se aqui o Fojo do Lobo do Avelar e o Miradouro da Senhora Das Treburas, a oferecer magníficas panorâmicas. A nível botânico, destacam-se os Carvalhos Negral e Roble, o Pinheiro Negral, o Azevinho, a Giesta, a Urze e a Carqueja. O Carvalho Negral é a espécie dominante, já que se adapta facilmente a encostas de montanha, suportando bem os frios e as neves tão característicos dos Invernos Barrosões.
Serra do Larouco
- campo
Serra do Larouco
5470, Montalegre
Situada a Nordeste de Montalegre, pertence ao Maciço Antigo. Tem 10 km de comprimento e é a segunda serra mais elevada de Portugal, sendo a sua altitude máxima, de 1527 metros, atingida na Fonte da Pipa. A serra apresenta uma série de altitudes que formam a moldura setentrional da alta planície do Cávado. Possui uma beleza ímpar e do seu cume podem observar-se os vales do Lima, Tâmega, Cávado e Rabagão, e também várias aldeias e a Vila de Montalegre. Além das paisagens poderá ainda observar cavalos, garranos e praticar desportos de montanha, como asa delta, parapente, escalada e caminhadas.
Rio do Alto Rabagão
- campo
- praia
Rio do Alto Rabagão
5470, São Vicente da Chã
Rio afluente da margem esquerda do Cávado, que nasce entre as serras do Barroso e do Larouco. Tem 37 km de comprimento e é a partir deste rio que se fazem os aproveitamentos hidroelétricos das barragens do Alto Rabagão e da Venda Nova. O acesso à nascente é feito a pé, depois de Codeçoso.
Rio Cávado
- campo
- praia
Montalegre
5470, Montalegre
Rio que nasce na Serra do Larouco, a uma altitude de cerca de 1520 metros, passando depois por Braga, Barcelos e desaguando junto a Esposende. Tem 135 quilómetros de percurso.