Barragem no Rio Alva, Bacia Hidrográfica do Mondego, utilizada para controlo das cheias do rio e para desviar as afluências para a Aguieira, por um túnel.
Inserida na Área de Paisagem Protegida da Serra do Açor, perto da Aldeia de Benfeita, a Fraga da Pena é uma espécie de réplica, em escala reduzida, do Poço do Inferno, na Serra da Estrela. Ao seguirem em direção à Ribeira da Mata, as águas da Barroca das Degrainhas encontram um desnível de mais de 20 metros formando uma cascata e, em baixo, uma lagoa de pequenas dimensões. A fraga é toda coberta por musgo e rodeada de vegetação. A temperatura do local, mesmo no verão, é extraordinariamente baixa.
A Serra do Açor constitui, juntamente com a Estrela e a Lousã, o conjunto de cadeias montanhosas que, praticamente, divide Portugal ao meio. Em parte coberta por pinhais, a serra, que se situa dentro do concelho de Arganil, esconde pormenores de rara beleza. A Mata da Margaraça é um exemplo dessa beleza paisagística, constituindo uma das raras amostras de vegetação natural em encostas xistosas do centro do país. Espécies como o castanheiro, o carvalho, o loureiro e alguns azereiros e folhados, compõem a flora desta área de paisagem protegida. Em fauna podemos destacar a salamandra-lusitânica e o lagarto-de-água. Os vales …
Pertence ao Maciço Antigo, localizado no centro do país, estando separada da serra da Estrela pelo vale do rio Alva. Tem 33 km de comprimento e 12 km de largura. Integrada na Paisagem Protegida da serra do Açor, a serra é dominada pelo xisto possuindo um relevo característico, vigoroso mas de contornos arredondados. Aqui e ali avistam-se vales com grandes quedas de nível, linhas de água encaixadas e onde por vezes se encontram locais curiosos como o conjunto de quedas de água da Fraga da Pena. Nesta área protegida destaca-se também a Mata da Margaraça, de enorme valor natural, tendo …