Os melhores locais para visitar
Recursos naturais em Terras de Bouro
Cascata de São Miguel - Portela do Homem
- campo
- praia
Campo do Gerês
4840, Gerês
Como o nome indica, esta queda de água localiza-se perto da Portela do Homem, na freguesia de Campo do Gerês. É um local de grande beleza natural e muito procurada no verão pelas suas águas cristalinas.
Cascata do Rio Arado
- campo
- praia
Ermida
4845, Vilar da Veiga
A cerca de vinte quilómetros de Terras de Bouro, na zona mais a Sul da Serra do Gerês, a Cascata do Arado faz parte de um belo conjunto de cascatas e de numerosos ribeiros que pontificam no Parque Natural da Peneda-Gerês. Diferencia-se de muitas outras pela precipitação das águas em consecutivos degraus. É acessível pela estrada (Nogueira/Portela do Vade) que dista da cascata cerca de sete quilómetros.
Cascata do Tahiti - Fecha das Barjas
- campo
- praia
Vilar da Veiga
4845, Vilar da Veiga
A Cascata Fecha de Barjas, mais conhecida por Cascata do Tahiti, localiza-se em Vilar da Veiga e as suas águas são provenientes do Rio Arado. O seu acesso não é fácil, só sendo possível por caminhos pedestres algo sinuosos, mas vale a pena pela beleza natural do local.
Cascata de Leonte
- campo
- praia
Vilar da Veiga
4840, Vilar da Veiga
A freguesia de Vilar da Veiga, em pleno Parque Natural da Peneda-Gerês (vertente mais a Sul do Gerês) é extremamente rica em termos de recursos naturais (miradouros, formações rochosas e cascatas). Localizada em Leonte, a uma altitude de 872 metros, esta queda de água despenha-se a grande altura, formando uma bela cascata durante o inverno e a primavera.
Barragem de Vilarinho das Furnas
- campo
- praia
Barragem de Vilarinho das Furnas
4840, Gerês
Situada numa zona protegida, em pleno Parque Nacional do Gerês, a barragem de Vilarinho das Furnas está rodeada de vestígios arqueológicos romanos e marcos milenários. É uma barragem de tipo arco abóbada no rio Homem (Bacia do Cávado). São permitidas atividades desportivas e de lazer com restrições.
Serra do Gerês
- campo
Serra do Gerês
4845, Vilar da Veiga
No extremo norte do País, entre os vales dos rios Cávado e Homem e integrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês, encontra-se a Serra do Gerês com 35 km de comprimento e 18 km de largura, atingindo os 1507 metros de altitude. Trata-se da serra mais rica em Portugal quer na fauna quer na flora e um local pleno de água. De natureza granítica, a serra forma gigantescos anfiteatros proporcionando cenários sem igual. De uma beleza natural ímpar, possui também interesse cultural, pelos vestígios dos tempos pré-históricos.
Rio Toco
- campo
- praia
Rio Toco
4845, Vilar da Veiga
A Serra do Gerês é entalhada por uma rede de drenagem organizada em torno de cinco cursos de água principais, todos eles afluentes do Rio Cávado. O rio Toco é um desses troços, com uma drenagem norte-sul.
Rio Homem
- campo
- praia
Rio Homem
4840, Campo do Gerês
Afluente do rio Cávado com um comprimento de 37Km e uma área de 257Km2. Nasce no Gerês e é aqui que se localiza o aproveitamento hidroelétrico de Vilarinho das Furnas, com uma capacidade útil da albufeira de 69,7 hhm3.
Rio Gerês
- campo
- praia
Rio Gerês
4845, Vilar da Veiga
A Serra do Gerês é entalhada por uma rede de drenagem organizada em torno de cinco cursos de água principais, todos eles afluentes do Rio Cávado. O rio Gerês é um desses troços, com uma drenagem norte-sul.
Rio do Forno
- campo
- praia
Rio do Forno
4840, Campo do Gerês
A Serra do Gerês é entalhada por uma rede de drenagem organizada em torno de cinco cursos de água principais, todos eles afluentes do Rio Cávado. O rio do Forno é um desses troços, com uma drenagem norte-sul.