Os melhores locais para visitar
Monumentos em Mafra
Forte do Zambujal
- património
Rua Forte do Zambujal
2640-206, Mafra
Também conhecido como Forte das Casas Velhas, integra a segunda das chamadas Linhas de Torres, ficando sobranceiro ao rio Lisandro e à sua afluente, a ribeira da Vidigueira.
Convento de Mafra / Palácio Nacional de Mafra
- património
Terreiro Dom João V
2640-492, Mafra
Convento mandado construir por Dom João, em 1711, tendo como arquiteto principal Frederico Ludovice. É o mais luxuoso convento nacional, prova do reinado mais rico da história do país. Insere-se no estilo barroco joanino e é inspirado no modelo espanhol de S. Lourenço de Escorial. É composto por três elementos distintos, o palácio real, o convento e a basílica. A fachada é ladeada por dois grandes torreões, encontrando-se ao centro a basílica, ladeada por duas torres sineiras. O interior da igreja, onde é mais visível a influência clássica, é de uma nave, ornamentada com mármores de várias cores, com alta …
Igreja Paroquial de Milharado / Igreja de São Miguel e Cruzeiro do Adro
- património
Rua V Paroquial
2665-314, Malveira
A igreja mantém, da época quinhentista, a porta manuelina, com finos colunelos e decoração com elementos vegetais. O interior é de uma nave, com teto de masseira com caixotões pintados. Merecem destaque o retábulo da capela-mor do século XVII e o revestimento azulejar. O cruzeiro, existente no adro da igreja, é do século XVII.
Solar da Quinta do Pato
- património
Ladeira da Quinta
2665-005, Malveira
Também denominado Quinta da Família Pato e Cunha ou Quinta do Pátio, trata-se de um interessante solar barroco construído na primeira metade do século XVIII. Complementa-se com outras edificações de um só piso, organizadas em torno de um pátio retangular.
Igreja de São Pedro de Grilhões
- património
Rua de São Pedro
2665-004, Malveira
Igreja pombalina onde se destaca, no exterior, a conceção da fachada, concebida para ter duas torres, das quais só uma subsiste. No interior evidenciam-se o altar-mor, algumas imagens (Santa Inês, São Paulo, Santa Luzia e da Virgem) e um órgão, possivelmente do século XVIII.
Igreja da Nossa Senhora do Ó / Igreja do Porto
- património
Estrada da Senhora do Ó
2655-117, Mafra
Igreja setecentista com uma fachada onde se abre uma pequena galilé. Num cunhal encontra-se um relógio de sol datado de 1763. No interior, destacam-se apenas algumas imagens.
Igreja da Misericórdia da Ericeira
- património
Largo da Misericórdia, 11
2655-313, Ericeira
Igreja barroca datada do século XVII, mais propriamente em 1678 por Francisco Lopes Franco, procurador dos condes da Ericeira. Apresenta uma planta retangular com torre sineira. Integra um pequeno espaço museológico.
Penedo de Lexim
- património
Lexim
2640-362, Mafra
Conjunto natural de penedos, com zonas íngremes onde se descobrem pequenas grutas. Aqui existiu um povoado fortificado com ocupações do Calcolítico e vestígios da Idade do Bronze e do Ferro.
Igreja de Santo André
- património
Rua Pedro Julião
2640-518, Mafra
Igreja edificada no princípio do século XIV, formada por dois volumes: o corpo da igreja, de planta retangular, e a capela-mor, poligonal. A capela-mor é precedida por um arco triunfal de três arquivoltas e possui abóbada de cantaria.