Os melhores locais para visitar
Monumentos em Cuba
Ponte sobre o Barranco da Formiga
- património
Albergaria dos Fusos
7940-411, Albergaria dos Fusos
Ponte de tijolo, de arco quebrado e de feição medieval, situada a Norte da Ermida de Nossa Senhora do Outeiro.
Rossio da Bica
- património
Largo da Esperança
7940-112, Cuba
Este largo foi mandado construir pelo presidente da Câmara de Cuba, Constantino Taborda Morais, em 1923. No centro encontra-se uma bica de cariz regional e popular que finaliza numa bolota, um símbolo muito próprio do Alentejo.
Eco Palacete Borralho Relógio
- património
Rua Doutor João de Almeida Tojeiro, 6
7940-122, Cuba
Esta casa privada com cerca de 140 anos de história remonta ao século XIX. Requalificada em 2015, reúne todas as condições para eventos exclusivos e com tradição. Existe ainda a possibilidade de visita guiada sob marcação, onde poderá ver os ricos elementos Arte Nova, reflexo da Belle Époque, como os estuques fingidos, o ferro forjado e os azulejos.
Igreja de Nossa Senhora da Visitação
- património
Rua da República
7940-374, Vila Alva
Igreja de proporções médias de caráter popular, com duas torres cilíndricas assimétricas, uma delas sineira e a outra coroada por um coruchéu. No interior possui abóbada de berço marcado por arcos formeiros. A classificação refere-se ao retábulo em talha e os azulejos de tipo "tapete" que revestem o interior.
Igreja de Nossa Senhora da Encarnação
- património
Largo Nossa Senhora da Encarnação
7940-452, Vila Ruiva
Templo manuelino onde sobressaem os frescos que decoram o seu interior, de caráter popular e de diferentes épocas (do século XVI ao século XVIII). Nas abóbadas da nave e na capela-mor ainda se conservam os escudos de Dom Rodrigo de Melo, do 1º Conde de Tentúgal e do Marquês de Ferreira. Realce também para a imagem pintada de Santa Catarina de Alexandria.
Ponte Romana sobre a Ribeira de Odivelas
- património
EN1004-1
7940, Vila Ruiva
Ponte romana composta por 26 arcos intervalados por olhais de volta perfeita. A ponte, embora seja da época romana, terá sofrido reconstruções visigodas e árabes. Os mais antigos dão a sua origem ao Rei Mouro Iscar, um dos chefes árabes derrotados por D. Afonso Henriques na batalha de Ourique. É um ex-líbris de Cuba pois é o único Monumento Nacional da vila.
Igreja Nossa Senhora do Outeiro
- património
Albergaria dos Fusos
7940-411, Vila Ruiva
O aparecimento das estelas sepulcrais discoides nos terrenos junto à igreja faz supor a existência de um cemitério medieval no local. A lenda diz que todas as primeiras sextas-feiras de março a imagem de Nossa senhora do Outeiro chorava e suava tanto que o azeite da sua lamparina ao invés de diminuir, aumentava.
Igreja São Sebastião
- património
Rua do Norte
7940-148, Cuba
A igreja foi fundada em 1654, tendo sido a oitava a ser construída na vila e que veio substituir uma outra que existia naquele mesmo sítio. No interior, o altar-mor é de madeira marmoreada, onde se encontra a imagem setecentista de São Sebastião em madeira.
Igreja de São Sebastião
- património
Vila Ruiva
7940, Vila Ruiva
Capela de uma só nave e capela-mor, característica da região. Destaque para a abóbada da capela-mor que é considerada como cúpula. De referir, ainda, as pinturas murais e o baixo-relevo em pedra de São Sebastião.
Igreja de São Vicente / Igreja Matriz de Cuba
- património
Largo 5 de Outubro
7940-192, Cuba
Igreja com fachada flanqueada por torres sineiras, empena triangular, nave em forma de caixa abobadada e capela-mor coberta por cúpula. O interior tem planta retangular e é revestido com painéis de azulejos de tipo "tapete". A capela batismal está forrada com azulejos do mesmo tipo dos utilizados no corpo da nave da igreja.