Os melhores locais para visitar
Monumentos em Vila Verde
Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho
- património
Rua Alto da Leiroinha
4730, Cervães
Santuário mariano com igreja de nave única. Apresenta uma fachada tipicamente minhota, de contornos simples e harmoniosos. Destaque para o monumental retábulo em talha dourada na capela-mor.
Solar de Gondomil
- património
Moure
4730-300, Moure
O Solar de Gondomil, localizado no concelho de Vila Verde, apresenta estilo barroco com planta em L, composta por vários corpos. Numa das alas existe uma capela.
Casa do Paço
- património
Freiriz
4730-170, Freiriz
Solar maneirista de planta comprida com elementos ao gosto dos inquilinos ingleses, tais como colunas nos jardins e imitações dos portões e capelas antigas.
Casa de Carcavelos
- património
Lugar de Carcavelos
4730-120, Carcavelos
Solar edificado no século XVIII, é composto por dois volumes distintos e capela anexa. O primeiro corpo é rasgado no piso superior por quatro janelas de verga redonda e uma porta, e no inferior, por três vãos com grades. O segundo corpo, de menor dimensão, é rasgado por duas janelas e uma porta. Na capela evidenciam-se, para além das cantarias trabalhadas dos vãos da fachada, o teto apainelado, o altar e o retábulo.
Torre de Penegate
- património
Lugar da Torre
4730-530, Carreiras
Torre de planta quadrangular, ameada e com três pisos. A cobertura é em terraço plano. A porta de entrada, em arco quebrado, situa-se a um nível mais elevado do que o pavimento exterior, denunciando que, noutros tempos, o acesso se fazia por escada móvel.
Igreja de Santa Marinha de Oriz
- património
Avenida da Igreja
4730-483, Oriz
Igreja rural barroca de uma nave e capela-mor. Decoração em talha dourada barroca, de "estilo nacional", embora já com influência Joanina. É possível que tenha sido edificada no decorrer do século XVIII em substituição da antiga igreja românica, da qual apenas restam alguns vestígios. A fachada principal é marcada pela abertura do portal e do janelão do coro, ambos de verga reta. À esquerda, ergue-se a sineira, aberta por dois arcos de volta inteira e dois sinos de dimensões diferentes.
Santuário de Nossa Senhora do Alívio
- património
Avenida Nossa Senhora do Alívio, 308
4730-570, Soutelo
Santuário mariano com duas torres. Frontão triangular encimado pela imagem da virgem com o menino. Interior simples com seis arcos que formam a abóbada.
Igreja Matriz de Aboim da Nóbrega
- património
EM1145, 107
4730-010, Aboim da Nóbrega
Igreja maneirista, com planta longitudinal composta por alpendre, nave única e capela-mor em eixo e torre. Decoração interior com tetos barrocos, em caixotões com caixilhos de talha dourada envolvendo pinturas.
Fojo do Lobo
- património
Gondomar
4730-230, Gondomar
O Fojo do Lobo é uma armadilha para os lobos. Surgiu da necessidade de impedir que estes animais destruíssem os rebanhos e pusessem em causa a segurança desta população. O seu formato em Y encaminhava os lobos em direção ao buraco disfarçado com vegetação. Hoje em dia, e devido à preservação da espécie em vias de extinção, este processo não é permitido.
Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso
- património
Largo Antunes Lima, 9-A
4730-453, Vila de Prado
Capela de planta longitudinal, de nave única e capela-mor, com torre sineira e sacristia. Destaque para o púlpito que ainda conserva a balaustrada barroca em pau-preto.