Os melhores locais para visitar
Monumentos em Amarante
Convento, Igreja de São Gonçalo e Claustro
- património
Praça da República, 3
4600-038, Amarante
Fundado em 1540, este convento apresenta características de várias épocas. Neste monumento destacam-se a fachada principal, ao gosto filipino, a lateral, com o seu pórtico de três andares, (sendo o último barroco, com frontão rematado pelo escudo real). Uma especial atenção para a Varanda dos Reis, galeria de cinco arcos ao lado esquerdo do pórtico, os dois claustros e o interior, de três naves, com toda a sua decoração. Atualmente, funciona aqui o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.
Mosteiro de São Martinho de Mancelos
- património
Lugar do Mosteiro
4605-137, Mancelos
A Igreja de São Martinho de Mancelos, apesar das transformações que sofreu ao longo dos séculos, conserva, ainda, importantes parcelas de um românico de resistência, datáveis de meados do século XIII. O que mais se destaca neste monumento é o imponente portal, formado por quatro arquivoltas ligeiramente quebradas.
Mosteiro de São Salvador de Travanca
- património
Rua do Mosteiro
4605-457, Travanca
A igreja do Mosteiro do Salvador de Travanca representa um dos mais ritmados espaços da arquitetura românica portuguesa. A torre, que deverá ser datada de finais do século XIII ou inícios do século XIV, merece uma atenção especial por ser não só uma das nossas mais elevadas torres medievais, mas porque se encontra isenta. Tal facto indicia uma afirmação senhorial do mosteiro beneditino. Há também que destacar neste conjunto a linguagem escultórica tipicamente românica.
Antigos Paços do Concelho de Vila Meã / Biblioteca Municipal Albano Sardoeira - Pólo de Vila Meã
- património
Largo Carlos Freitas
4600, Real
Atualmente funciona aqui o Pólo de Vila Meã da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira.
Mosteiro do Salvador de Freixo de Baixo
- património
Lugar do Mosteiro
4600-613, Freixo de Baixo
O Mosteiro do Salvador de Freixo de Baixo é, apesar de ter sofrido bastantes transformações, um excelente exemplar do românico do século XIII. Da sua estrutura original é de destacar o portal principal de notável qualidade técnica. Devemos também realçar a imponente torre que se ergue no lado sul do adro da igreja. A espacialidade deste último corresponde àquilo que, em tempos, foi a primitiva galilé, da qual ainda se veem trechos dos alicerces.
Igreja de Santa Maria de Gondar
- património
Lugar do Mosteiro
4600-643, Gondar
Inicialmente foi pertença de um mosteiro feminino da Ordem de São Bento, fundado no século XII. Todavia, a extinção do mosteiro, em 1418, e a consequente construção de uma nova igreja paroquial ditaram a sua paulatina ruína. Apesar das transformações sofridas no século XVIII, a fábrica original desta Igreja, de pequenas dimensões, constitui um bom testemunho de arquitetura românica tardia, conforme atesta o seu portal principal. É de realçar a cachorrada, de decoração geométrica, os seus alçados laterais e as mísulas que acusam a existência de um alpendre no lado sul da Igreja.
Igreja de São Domingos
- património
Rua Bairro de Santa Clara
4600, Amarante
Em quota mais elevada à Igreja do Convento de São Gonçalo, este templo foi construído na primeira metade do século XVIII, pelos Terceiros Dominicanos. Detentora de uma fachada de estilo barroco, o seu interior é profusamente decorado com talha dourada, com um altar rococó.