Os melhores locais para visitar
Monumentos em Penedono
Dólmen do Turgal
- património
Britelo
3630, Penela da Beira
Monumento pertencente à Necrópole da Senhora do Monte (constituído por oito antas). Este dólmen é formado por duas pedras segurando uma pedra maior, que cobre a sepultura.
Dólmen do Carvalhal
- património
Britelo
3630, Penela da Beira
Uma das oito antas pertencentes à Necrópole da Senhora do Monte.
Necrópole Megalítica de Lameira de Cima
- património
Quinta da Lameira de Cima
3630-145, Ourozinho
Conjunto de dois monumentos funerários pré-históricos, provavelmente datados dos finais do IV/ III milénio a.C.
Ponte Românica de Beselga
- património
Rua da Devesa
3630-046, Beselga
Ponte romana constituída por um só arco. Encontra-se rodeada por vegetação e constitui um valioso exemplar da história e da arquitetura daquela região beirã.
Solar do Freixo / Câmara Municipal de Penedono
- património
Largo da Devesa
3630-231, Penedono
Edifício antigo onde atualmente funciona a Câmara Municipal de Penedono. Recentemente restaurada, esta casa senhorial de traços sóbrios, mas majestosos era a antiga residência dos Condes de Marialva. Destaque para as janelas e varandas em pedra trabalhada. Na Capela do Solar do Freixo existe uma escultura de S. João Baptista, datada do século XVII.
Dólmen da Capela de Nossa Senhora do Monte
- património
Britelo
3630, Penela da Beira
Monumento constituído por uma câmara poligonal aproveitada para servir de capela-mor, de planta retangular, em ruínas. Mantêm-se, ainda, duas lajes, uma pertence à cobertura da câmara e a outra à cobertura do corredor. Notam-se ainda vestígios de mamoa.
Menir do Vale Maria Pais
- património
EN229-1
3630, Antas
Monumento monolítico de granito com cerca de três metros de altura. Apresenta um conjunto de covinhas e um motivo que lembra a representação solar.
Pelourinho de Penedono
- património
Praça 25 de Abril
3630-246, Penedono
Este pelourinho, assente numa plataforma de cinco degraus octogonais, possui fuste oitavado encimado por um capitel de tronco-piramidal invertido com decoração entre as molduras. Datado do século XVI, foi reconstruído e colocado no local original, ao fundo da escadaria que leva ao castelo.
Castelo de Penedono
- património
Praça 25 de Abril
3630-246, Penedono
É um monumento militar de grande beleza, classificado como Monumento Nacional desde 1910. Domina a paisagem do alto dos seus 930 metros, em plena Serra de Serigo. Edificado no século XIV, a sua construção atual é, provavelmente, o resultado de alterações quinhentistas ao original castelo medieval. Trata-se de uma alcáçova de planta triangular e com a porta flanqueada por dois torreões, encontrando-se, por cima, pequenas varandas, sustentadas por mísulas e coroadas de ameias prismáticas. No interior do pequeno castelo não há muito para ver, mas a magnífica paisagem que o rodeia é motivo mais do que suficiente para uma visita.
Escultura ao Magriço
- património
Avenida Adriano Almeida
3630-225, Penedono
Escultura erguida como homenagem a Álvaro Gonçalves Coutinho, um dos Doze de Inglaterra, conhecido como o Magriço, pelos seus feitos de galanteria e de bravura. Foi louvado pelo mesmo motivo por Luís de Camões em "Os Lusíadas".