Também conhecida como igreja de Santa Senhorinha, é um edifício rural, com planta longitudinal de uma só nave com capelas e sacristias laterais e torre sineira. Incorpora a Capela de Santa Senhorinha, a de São Francisco e do Senhor dos Passos.
Pelourinho assente num pedestal quadrado de três degraus. Possui fuste liso, encimado por capitel com símbolos heráldicos e rematado por pirâmide com esfera.
O primeiro documento relativo ao Mosteiro data de 1122. A fachada da igreja distingue-se pelas suas enormes dimensões, dos lados direito e esquerdo estão colocadas as estátuas em tamanho natural do fundador da Ordem de São Bento / São Bento de Núrcia, e de Santa Escolástica.
A Ponte de Cavez, de estilo medieval, faz ligação sobre o rio Tâmega e possui quatro arcos levemente apontados, em granito, apresentando três deles talha-mares.
Também conhecida como igreja de São Sebastião, é composta por nave única e capela-mor. A capela-mor possui um interessante teto pintado, com representação dos quatro Evangelistas.
Igreja barroca de planta longitudinal com uma só nave, capela-mor, capela lateral e sacristia. O lavabo da sacristia é um grande exemplo de trabalho de pedra, exemplar seiscentista.