Os melhores locais para visitar
Monumentos em Arronches
Ponte de Caia
- património
Arronches
7340, Arronches
Ponte com cinco arcos sobre o Caia, rio que nasce na Serra de São Mamede e desagua na margem direita do Guadiana, no município de Elvas.
Igreja e Hospital da Misericórdia de Arronches
- património
Praça da República, 21
7340-008, Arronches
Edifício e templo de inspiração renascentista, maneirista, barroca. A Igreja é quinhentista (tem nave única e capela-mor) e o hospital anexo é seiscentista.
Torre Medieval do Castelo de Arronches
- património
Rua Passeio Primeiro de Maio
7340-009, Arronches
As origens da estrutura primitiva deste castelo não são conhecidas, o Castelo de Arronches terá sido mandado restaurar por D. Dinis, em 1310. Durante o terramoto de 1755, o perímetro do castelo sofreu diversas alterações e a posterior expansão urbana veio alterar a configuração da zona do castelo e respetivas muralhas, de tal forma que, do castelo medieval, apenas restaram as ruínas de uma das torres.
Igreja e Convento de Nossa Senhora da Luz
- património
Largo General Norton de Matos, 12
7340-009, Arronches
Templo fundado em 1570 pelos religiosos Agostinhos Calçados, no lugar onde existia a ermida de Nossa Senhora da Luz. Foi, posteriormente, vendido a particulares. Igreja de nave única com planta quase em cruz grega. É formada por capela-mor e duas capelas laterais que terminam em cúpulas pintadas, com zimbórios. Realce para o pórtico renascença, em mármore, com medalhões nos cantos e um frontão concheado, bem como para a galilé, formada por arcos de volta inteira assentes em colunas de granito. A torre sineira é rematada por uma pequena cúpula.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Arronches
- património
Praça da República
7340-012, Arronches
Templo do século XVI, de traça manuelina, com portal principal renascentista, de arco redondo, decorado com oito querubins esculpidos e dois bustos guerreiros em alto relevo. A fachada principal, suportada por duas pilastras de cantaria, foi reedificada no século XVIII. O interior é de três naves, abobadadas com nervuras, destacando-se o altar-mor, de mármore, ladeado por doze cadeirais de madeira. A primitiva igreja data de 1236, tendo sido concluída a construção em 1242. No início do século XVI foi edificada a igreja atual.
Fortificação Abaluartada de Arronches
- património
Bairro de Santo António
7340, Arronches
Exemplar de arquitetura medieval definida como a fortificação à defesa com armas de fogo e que tem o baluarte como elemento caraterizante. A fortificação moderna mais baixa foi o cubelo do antigo castelo.
Pinturas Rupestres de Vale de Junco
- património
Esperança
7340, Esperança
Abrigo rochoso com pinturas rupestres também conhecido como Lapa dos Gaivões, onde são visíveis, entre outros motivos, animais e figuras humanas. Localiza-se na vertente sudoeste da Serra dos Louções, limite sul do Parque Natural da Serra de São Mamede. A lapa encontra-se num abrigo rochoso de natureza quartzítica. Apresenta pinturas em tons vermelhos, tendo sida divulgadas em 1916, enquadrando um conjunto de pinturas rupestres de ar livre em Portugal.
Edifício da Fortaleza de Arronches
- património
Largo Serpa Pinto
7340-009, Arronches
Da antiga fortaleza apenas subsiste a Torre da Cadeia, em pedra, de forma quadrangular, com cunhais de granito, sem ameias e pequenos troços de muralha. Do castelo resta, apenas, um torreão e um cubelo, a que se encontram adossadas antigas instalações militares. Esta zona está envolvida pelo Baluarte do Castelo sendo visíveis a cortina e fosso, Baluarte da Porta de Elvas, Baluarte de Santo António, Baluarte do Espírito Santo, restos do Baluarte dos Clérigos e restos do meio Baluarte de Nossa Senhora da Luz. A fortaleza foi construída no reinado de D. Dinis. Os troços de muralha ainda existentes são …