Os melhores locais para visitar
Monumentos em Armamar
Igreja Matriz de Vila Seca / Igreja do Espírito Santo
- património
Avenida da Igreja
5110, Vila Seca
Templo barroco de finais do século XVII que se destaca pela profusão de talha dourada no seu interior.
Igreja Matriz de Fontelo / Igreja de São Domingos
- património
Largo de São Domingos
5110, Fontelo
Igreja paroquial com duas capelas que apresenta traços de barroco. É composta por nave e capela-mor e é por amplos janelões que entra luz natural. Inclui também sacristia e torre sineira. O retábulo-mor apresenta talha dourada. As fachadas laterais da capela-mor estão revestidas a talha de madeira em branco joanina. O retábulo lateral de São Miguel é de planta côncava, de estilo barroco nacional.
Ermida de São Gregório
- património
Santa Cruz
5110, Santa Cruz
Capela de arquitetura barroca que apresenta planta longitudinal. No seu interior, o retábulo apresenta talha de estrutura maneirista. Na sua estrutura salienta-se o perfil encurvado do plinto dos pináculos e o aproveitamento de um retábulo de talha dourada, de estrutura maneirista e decoração do estilo nacional.
Castro de Goujoim
- património
Goujoim
5110, Goujoim
Localiza-se num local rochoso, a cerca de 820 metros de altitude. No local são visíveis restos de muralhas e ruínas de uma torre de vigia. Dentro do castro foram encontrados vários objetos. Nas imediações do castro encontra uma necrópole, um marco miliário e trilhos que fazem parte de vias romanas.
Igreja Matriz de Armamar / Igreja de São Miguel
- património
Praça da República
5110, Armamar
Templo românico de três naves com fundação associada a Egas Moniz. Na fachada destacam-se o portal com duas arquivoltas, encimado por um óculo, e a torre sineira de planta quadrangular.
Igreja Matriz de Coura / Igreja de São João Baptista
- património
Largo da Igreja
5110, Coura
Igreja paroquial barroca de planta longitudinal composta por nave e capela-mor ligeiramente mais estreita. Tem adossados: sacristia e campanário. O campanário é de dupla sineira, com acesso por escadas. Interior com batistério no subcoro, no lado do Evangelho. Apresenta cruzeiros junto aos muros do edifício com as datas de intervenções epigrafadas.
Igreja Matriz de Santa Cruz
- património
Santa Cruz
5110, Santa Cruz
Igreja barroca de planta longitudinal. É composta por nave, capela-mor, sacristia e campanário. No interior apresenta o coro-alto em madeira, novecentista, e o púlpito é quadrangular no lado do Evangelho. O interior da igreja - de estilo maneirista - foi remodelado, no período barroco.
Igreja Matriz de Santo Adrião
- património
EM513
5110, Santo Adrião
Esta igreja apresenta arquitetura barroca e uma planta longitudinal composta por nave e capela-mor. O campanário tem uma sineira e acesso na face posterior. O interior apresenta coro-alto e, no lado do Evangelho, batistério. Retábulos colaterais de talha policromada e dourada do estilo barroco nacional. O retábulo-mor demonstra uma transição com estrutura do barroco nacional e elementos decorativos joaninos. Na sacristia é apresentado um retábulo de talha rococó.
Igreja Matriz de São Romão
- património
Rua do Fundo do Povo
5110, São Romão
Tempo barroco de planta longitudinal, composta por nave e capela-mor. Tem sacristia e torre sineira. Os retábulos colaterais são de talha dourada do estilo nacional e o retábulo-mor também.
Igreja Matriz de Tões / Igreja de Santa Senhorinha
- património
Largo do Eirô
5110, Tões
Arquitetura religiosa, maneirista e barroca. Igreja de planta longitudinal composta por nave, capela-mor, capela lateral, batistério, sacristia, e campanário.