Os melhores locais para visitar
Monumentos em Ponte da Barca
Castelo de Lindoso
- património
Lugar de Castelo
4980-451, Lindoso
Construção do reinado de D. Afonso III, em cima de um outeiro rochoso, ao lado da povoação. Castelo em forma de estrela quadrangular, possui uma torre de menagem com cerca de 15 metros de altura. Subsistem ainda algumas cúpulas semiesféricas nos ângulos da muralha, com frestas para o uso das armas de fogo. Possui um museu no seu interior.
Igreja Matriz de Bravães
- património
Mosteiro
4980-125, Bravães
Templo do século XII, é considerado um dos mais importantes monumentos românicos pela sua abundância escultórica. A igreja destaca-se, sobretudo, pelo seu portal, com cinco arquivoltas ornamentadas. Os capitéis, os fustes e tímpanos encontram-se igualmente ornamentados com uma grande diversidade de motivos com forte peso simbólico.
Igreja Matriz de São Martinho de Crasto
- património
Mosteiro
4980-246, Crasto
Templo românico de finais do século XII, o qual pertenceu ao antigo Mosteiro dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. A sua construção ter-se-á iniciado em 1136, tendo sido ampliada nos séculos XVI e XVIII. Deste último datam os elementos barrocos.
Espigueiros do Lindoso
- património
Castelo
4980-451, Lindoso
Os espigueiros do Lindoso são do tipo estreito e de paredes aprumadas. Concentram-se em torno de uma única eira, retangular, revelando a importância do trabalho coletivo próprio das comunidades de montanha.
Ponte Medieval de Ponte da Barca
- património
Choupal do Côrro
4980-614, Ponte da Barca
Construída no início do século XV, foi alvo de obras de restauração em 1761 e 1896. Tem dez arcos assentes em fortes pilares com talhamares. Os dois arcos centrais pertencem à reforma do século XVIII, os restantes pertencem à primitiva construção.
Igreja de São João Baptista / Igreja Matriz de Ponte da Barca
- património
Rua Trás do Forno
4980-623, Ponte da Barca
Edificada entre 1717 e 1738, este edifício possui fachada rematada por um relevo do Batismo de Cristo, obra do século XVII. No interior existem várias capelas laterais, sendo de realçar a diversidade de talha, desde o chamado estilo nacional, de 1727, até ao "rocaille", e ainda pelos revestimento azulejar, do tipo "tapete".
Estátua em Homenagem a Nossa Senhora da Paz
- património
Monte de Santa Rita
4980-020, Vila Nova de Muía
Torre e Casa de Vila Verde
- património
Medonha
4980-286, Cuide de Vila Verde
Solar de planta comprida composto por torre medieval, de planta quadrada. A torre, embora tenha remodelações modernas, representa um exemplar das mais antigas residências fortificadas medievais.
Ruínas do Castelo da Nóbrega
- património
Sampriz
4980-725, Sampriz
Apesar do mau estado de conservação e correspondente pouco valor patrimonial, o castelo da Nóbrega possui grande significado histórico regional e reveste bastante interesse científico para a compreensão da organização e evolução do povoamento medievais na região minhota.
Dólmen da Lapa da Moura
- património
Mosteiro
4980-202, Britelo
O dólmen da Lapa da Moura, monumento megalítico pré-histórico (provavelmente dos séculos 5 / 4 a. C.), apresenta vestígios da mamoa, conservando a câmara megalítica de planta poligonal e esteios com pintura e gravura.