Os melhores locais para visitar
Monumentos em Óbidos
Castelo e Conjunto Urbano da Vila de Óbidos
- património
Largo Coronel Freitas Garcia
2510, Vila de Óbidos
Este conjunto urbano denota o caráter medieval desta vila. Encontra-se toda cercada por muralhas e possui uma estrutura urbana que se estende a partir da alcáçova, entradas e praças de armas. Das seis portas e postigos rasgados nos panos das muralhas, evidencia-se a Porta da Vila, com capela oratória, varandim e escada adossada e revestimento de azulejos. Edificado no século XVI, o paço é um edifício manuelino situado na ala norte do castelo. No século XVII o castelo já estava danificado, o que se adensou com o terramoto de 1755, tendo sido reconstruído posteriormente.
Centro Histórico de Óbidos
- património
Óbidos
2510, Óbidos
Ao longo das suas ruas estreitas e quase exclusivamente pedonais, são visíveis as marcas dos tempos, apresentando monumentos com características góticas, barrocas e renascentistas. Nas ruas típicas, destacam-se as casas caiadas de branco com flores nas varandas e janelas. Ao passar pelo Padrão Camoniano encontra o Pelourinho, Igreja de Santa Maria, Igreja da Misericórdia e Castelo de Óbidos.
Edifício da Pousada de Óbidos
- património
Calçada da Misericórdia
2510-122, Vila de Óbidos
Edifício setecentista de planta longitudinal composto por dois volumes de dois e três pisos. Em meados do século XX foi construído um novo edifício adossado para servir de hospital e lar da misericórdia, onde ficaram instalados até 2000. Atualmente, alberga a Pousada Castelo de Óbidos.
Chafariz do Poço / Chafariz do Arrabalde / Chafariz de Dona Maria I
- património
Rua Dom João de Ornelas
2510, Vila de Óbidos
Fonte de espaldar datada do século XVIII, constituída por um pano único curvilíneo rematado por armas reais no frontão. Foi mandado erguer por Dona Maria I, no local onde os árabes tinham um poço público.
Santuário do Senhor Jesus da Pedra
- património
Largo do Santuário
2510-071, Óbidos
Igreja barroca de planta hexagonal inscrita numa circunferência, datada do século XVIII. Foi sofrendo várias remodelações ao longo dos anos e, em 1997, na celebração dos 250 anos do Santuário, inaugurou-se aqui um núcleo museológico.
Porta da Vila de Óbidos
- património
Rua Porta da Vila
2510, Vila de Óbidos
Porta principal de entrada na vila, mandada colocar pelo Rei Dom João IV, em agradecimento pela proteção da Padroeira Nossa Senhora da Piedade. No seu interior encontra-se a capela-oratório a esta Santa, com varandim barroco e azulejos azuis e brancos.
Aqueduto de Óbidos e da Usseira
- património
EN114
2510, Vila de Óbidos
Aqueduto maneirista com arcaria repartida em três troços, com uma extensão de seis quilómetros. Transporta água desde a mãe-de-água da Usseira até ao vale dos Arcos e depois até ao chafariz da Praça.
Igreja Paroquial de Santa Maria Madalena
- património
Bairro da Igreja
2510, A-dos-Negros
Igreja de nave única e capela-mor abobadada, cuja construção original foi erigida no século XV. A construção atual data do século XVII, tendo sofrido remodelações nos séculos XVIII, XIX e XX. No interior, destaque para uma pia batismal com influências manuelinas indianizadas.
Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Aboboriz
- património
Rua Doutor Formosinho Sanches
2510, Amoreira
Igreja maneirista datada do século XVII, constituída por nave única, capela-mor e capelas laterais. No interior, destaque para coro-alto de balaustrada assente sobre duas colunas de fuste liso.
Fachada do Solar dos Aboins / Solar do Morgado Correia Manoel
- património
Praça de Santa Maria
2510-057, Vila de Óbidos
Edifício maneirista construído em 1748 por Dom João V para o fidalgo Aboim. Desde 1956 que aqui funciona o posto de Correios da vila. Está classificado como Monumento Nacional.