Os melhores locais para visitar
Monumentos em Mora
Conjunto de Edifícios da Igreja Matriz de Brotas
- património
Rua da Igreja
7490-017, Mora
Este conjunto de edifícios, semelhante a um bairro, dava apoio às peregrinações dos romeiros das Irmandades de Nossa Senhora das Neves. Todas as casas possuem dois pisos e algumas têm escadaria de acesso aos varandins. Pode ver-se ainda uma fonte, com uma bica e uma pia retangular e o Santuário de Nossa Senhora das Brotas.
Cromeleque do Monte das Fontainhas Velhas
- património
EN251
7490, Mora
Espaço onde podem ver-se os restos de seis megálitos almendrados de granito que datam do início do quarto e meados do terceiro milénio a.C. Apenas três estão erguidos.
Torre das Águias
- património
Outeiro do Peso
7490, Mora
Trata-se de um solar rural, fortificado, de planta quadrada, coroada de merlões recortados, do reinado de D. Manuel. A fachada principal dispõe-se em três registos, o primeiro marcado pelo vão do pórtico e os restantes pelos vãos de duas janelas retangulares. Interiormente, o rés do chão desenvolve-se em amplo salão, coberto de abóbada de três tramos de ogivas nervuradas; o primeiro piso é ocupado pelo salão nobre, coberto por abóbada de ogivas nervuradas e divisões contíguas e os pisos seguintes são cobertos de abóbadas de cúpula abatida.
Anta de Pavia / Capela de São Dinis
- património
Rua São Diniz
7490, Mora
Monumento funerário em granito e alvenaria, utilizado como capela. No altar-mor frontal podem ver-se azulejos setecentistas e barrocos. É uma das maiores da Península Ibérica.
Igreja Matriz de Pavia / Igreja de São Paulo
- património
Largo da Igreja
7490, Pavia
Construção mudéjar-manuelina, do início do século XVI. Protegida por sete pequenas torres cilíndricas é coroada de ameias do tipo muçulmano. A fachada é do século XVIII estacando-se na fachada principal o frontão triangular, torre de planta quadrada e remate cupular e o pórtico de ombreiras e verga esquadriadas. O interior é de três naves com abóbada de nervuras. No retábulo apresenta quatro painéis de pintura a óleo da segunda metade do século XVI.
Igreja e Hospital da Misericórdia do Cabeção
- património
Rua Alexandre Herculano
7490-061, Cabeção
Esta igreja foi um hospital de misericórdia e atualmente, o seu piso térreo serve de creche. Os murais contidos nas paredes da nave da igreja datam do século XVI. Como foi afetada pelo terramoto de 1755 foi reparada.
Pelourinho do Cabeção
- património
Praça do Município
7490-061, Cabeção
Situado diante da Junta de Freguesia, este pelourinho seiscentista possui 3 degraus, assentes numa base quadrangular, construído em mármore branco. Apresenta elementos zoomórficos neomanuelinos. Foi demolido no século XIX e reconstruído em 1960.
Igreja Matriz de Mora
- património
Rua dos Sinos, 8
7490-221, Mora
Igreja quinhentista constituída por nave, capela-mor, batistério, sacristia, torre sineira e instalações sanitárias. A fachada está pintada de branco e apresenta, acima da porta, um vitral e um óculo, por onde entra parte da luz. No interior, um dos destaques vai para a pia batismal de finais do século XVI e para o retábulo-mor de estilo neoclássico.
Igreja da Misericórdia de Mora
- património
Terreiro da Misericórdia, 4
7490-250, Mora
Igreja pentacentenária composta por nave, capela-mor, sacristia e torre sineira. A fachada está pintada de branco e leva um remate em amarelo e possui três pequenos óculos. A nave e a capela-mor são mais estreitas e está preenchida com pintura mural do final do século XVIII. Destaca-se o sino do campanário em bronze fundido com uma inscrição relativa à Santa Águeda.
Antigos Paços do Concelho de Pavia
- património
Largo Manuel José Casimiro, 14
7490-424, Pavia
Edifício quinhentista, onde funcionaram não só os Paços do concelho, como também uma prisão feminina e masculina. Hoje funciona como Junta de Freguesia e área residencial.