Os melhores locais para visitar
Monumentos em Mogadouro
Igreja da Misericórdia de Mogadouro
- património
Largo da Misericórdia
5200-227, Mogadouro
Igreja maneirista e barroca, com uma planta retangular com eixo longitudinal interno, constituída por uma nave, uma capela-mor mais estreita, um anexo e uma sacristia. No interior, destaque para o coro-alto, para o púlpito no lado do Evangelho, para as pinturas da capela-mor e para o retábulo-mor de talha dourada.
Igreja do Convento de São Francisco
- património
Rua de São Francisco, 59
5200-224, Mogadouro
Igreja seiscentista com planta composta em cruz latina de três naves, capela-mor, sacristia e anexo. Destacam-se os retábulos da Imaculada Conceição, o de Santo Inácio de Loiola, o de Nossa Senhora do Rosário e o de São Boaventura, ao lado do altar-mor.
Castro de Vilarinho dos Galegos
- património
Vilarinho dos Galegos
5200-572, Mogadouro
Castro datado da Idade do Ferro, localizado numa arriba sobre o rio Douro, local de difícil acesso, escolhido por ter boas defesas naturais. As defesas foram reforçadas com um campo de pedras fincadas, um fosso, um torreão e uma linha de muralhas. Aqui poderá encontrar uma fauna rara, desde a águia de Bonelli, à cegonha preta e ao abutre do Egito.
Castelo de Penas Róias
- património
Penas Roias
5200-311, Mogadouro
A curta distância da aldeia de Penas Roias encontram-se os vestígios deste castelo de estrutura quadrangular. Do castelo apenas resta a torre de menagem, os restos de um cubelo circular e alguns troços da muralha. Este castelo assegurava a primeira linha de defesa do nordeste transmontano, juntamente com os castelos de Algoso, Miranda do Douro, Outeiro, Vimioso e Mogadouro, com os quais formava um forte conjunto defensivo.
Igreja Matriz de Santa Maria de Azinhoso
- património
Rua do Passo
5200-010, Mogadouro
Trata-se de um templo gótico com traça românica, cuja fundação é atribuída aos templários, de planta longitudinal, composto por uma nave única e um alpendre no lado do evangelho, onde se destaca a porta românica no alçado oposto. Realce para a enorme diversidade de motivos da cachorrada e para o enquadramento central do campanário com três ventanas.
Castelo de Mogadouro
- património
Rua João de Freitas, 32
5200-277, Mogadouro
O castelo de Mogadouro foi doado por D. Afonso Henriques aos Templários e, alguns anos mais tarde, passou para a Ordem de Cristo, sucessora daquela. Hoje conservam-se apenas dois panos de muralhas, uma isolada torre de faces retangulares e alguns escassos restos de muros escalavrados.
Ruínas da Capela de São Fagundo / Capela dos Mouros
- património
Urrós
5200, Mogadouro
Capela em ruínas, mantendo apenas parte da fachada principal e do arco triunfal. Era constituída por uma nave e uma capela-mor mais baixa e estreita, apresentando a fachada principal um portal de volta perfeita e um arco triunfal em arco apontado.
Passos de Azinhoso
- património
Rua do Passo
5200-010, Mogadouro
Passos encastrados em muro de propriedade, sendo compostos por um nicho desnudo. Esta era uma das estações do Calvário no cortejo das Endoenças que se desenrolava da Igreja Matriz até à Capela da Senhora do Carrasco, no outro extremo da povoação.
Capela de Castro Vicente
- património
Rua do Cabo
5350-201, Mogadouro
Capela quinhentista de planta longitudinal simples. O portal é de grandes dimensões, comparando-o com o tamanho da capela e da janela que o encima.
Igreja Paroquial de Castro Vicente
- património
Rua da Igreja
5350-201, Mogadouro
Igreja de planta longitudinal composta por uma nave de três tramos. É possível observar traços quinhentistas no portal em arco apontado. A capela-mor tem decoração barroca, ainda intacta.