Os melhores locais para visitar
Monumentos em Maia
Igreja de Nossa Senhora do Ó de Águas Santas
- património
Rua do Mosteiro, 957
4425-140, Águas Santas
Esta igreja foi templo dos Freires da Ordem de São José de Jerusalém, tendo sido depois transmitido à Ordem de Malta. Mais tarde sofreu diversas obras de remodelação, apresentando fachada coroada por torre sineira ameada, portal flanqueado por quatro pares de colunas, com capitéis decorados e arquivoltas em arco quebrado. Destaca-se, na fachada norte, um outro portal, em cujo tímpano está gravada a Cruz de Malta.
Mosteiro do Divino Salvador de Moreira
- património
Alameda Padre Alcino Azevedo Barbosa
4470-604, Moreira
O primitivo mosteiro data de meados do século IX. A nova igreja começou a ser reconstruída no século XVI, tendo sido concluída no século XVIII. A fachada em granito traduz alguma austeridade e a igreja apresenta nave única, com transepto inscrito, capela-mor retangular e torres sineiras, tendo adossadas a capela e a sacristia. No interior destaca-se o altar-mor e os dois altares do cruzeiro, de execução posterior ao edifício, em talha barroca maiata; o coro-alto de grandes dimensões com cadeiral apoiado sobre extenso arco abatido e órgão barroco, o teto em abóbada de canhão formando caixotões na nave e capela-mor. …
Santuário Mariano de Nossa Senhora do Bom Despacho
- património
Rua Padre José Pinheiro Duarte, 39
4470-151, Maia
Igreja construída em 1738, em estilo barroco, de planta longitudinal, nave única e capela-mor retangular. O interior é decorado com talha dourada, retábulos e caixotões barrocos, possui uma cruz de Malta e um vitral em honra de Nossa Senhora do Bom Despacho. Merece destaque o revestimento da fachada principal, todo em azulejo. Em 2003, foi declarado Santuário Mariano por decreto do Bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho, altura em que a Nossa Senhora do Bom Despacho foi coroada como Padroeira de todo o concelho. A festa em sua honra celebra-se no segundo domingo de Julho, feriado municipal.
Quinta dos Cónegos
- património
Rua do Souto, 363
4470-215, Maia
Antiga Quinta de recreio dos Bispos do Porto, constituída por uma bela moradia do século XVIII ao mais puro estilo barroco e com forte influência da escola de Nicolau Nasoni - pensa-se que a estatuária e alguns elementos arquitetónicos poderão ser mesmo de sua autoria. Aqui encontramos os belíssimos "Jardins da Maia", fontes, ermidas e uma piscina. No interior merece menção a capela com retábulo de talha dourada do século XVII.
Capela de Santo Ovídio
- património
Monte de Santo Ovídio
4475, Santa Maria de Avioso
Esta capela, datada do século XVIII, foi erguida num montículo de granito com rampa em caracol e calçada à antiga portuguesa. Foi neste local, que morreu, em 1038, D. Gonçalo Trastamires. Anualmente, no último domingo de agosto, celebra-se uma procissão em honra de Santo Ovídio, no miradouro sobre a vila do Castelo da Maia.
Monumento à Comunidade Maiata
- património
Avenida Visconde de Barreiros
4470, Maia
Conjunto de pirâmides em granito, colocado no centro de um amplo espaço relvado, representando a evolução da comunidade maiata. Este monumento é da autoria dos arquitetos Luís Filipe Pais de Figueiredo e Zulmiro de Carvalho.
Monumento às Bandas de Música
- património
Alameda das Maceiras
4470, Maia
Estátua em bronze representando uma banda musical, colocada no centro de um jardim.
Busto de Comendador Carlos Ferreira da Silva
- património
Avenida Comendador Carlos Ferreira da Silva
4475, Maia
Busto em bronze sobre base em pedra, colocada no centro de uma rotunda relvada.
Fonte Luminosa da Via Central de Pedrouços
- património
Avenida de Nossa Senhora da Natividade
4425, Pedrouços
Fonte redonda com chafariz, situada no centro de uma rotunda relvada.
Busto de Augusto Simões
- património
Rua Nossa Senhora da Natividade
4425, Pedrouços
Busto em bronze colocado no centro de uma rotunda relvada e arborizada.