Os melhores locais para visitar
Monumentos em Idanha-a-Nova
Igreja da Misericórdia do Monsanto
- património
Largo da Misericórdia
6060-091, Idanha-a-Nova
Igreja maneirista construída no século XVI, com uma planta longitudinal composta por uma nave e uma sacristia e anexo adossados, com um campanário no exterior. No interior, destaque para o púlpito no lado da Epístola.
Sé Catedral de Idanha-a-Nova
- património
Rua da Sé, 7
6060-041, Idanha-a-Nova
Catedral com vestígios do século VI e VII, incluindo o batistério e o Paço Episcopal. Assenta sobre as ruínas da cidade romana, sede da Civitas Igaeditanorum. Possui três naves, uma das quais truncada e uma capela lateral que apresenta uma pintura mural representando São Bartolomeu com o diabo agrilhoado aos seus pés. Destaque para a Capela de Nossa Senhora do Rosário, com cobertura em concha e para um esgrafito na parede, com a data de 1593, decorada com motivos geométricos, zoomórficos, cruciformes e cabeças de anjo.
Conjunto Arquitetónico e Arqueológico de Idanha-a-Velha
- património
Largo da Igreja
6060, Idanha-a-Nova
Povoação fortificada delimitada por muralhas ovais, situada na margem direita do Rio Pônsul. No interior, destaque para a antiga Catedral/ Igreja Matriz e para as ruínas do Castelo. Fora dos muros, destaque para a Capela de São Dâmaso, a Capela do Espírito Santo e para a ponte sobre o rio Pônsul. A ponte data do século I e as muralhas do século III ou IV.
Castelo e Muralhas de Monsanto
- património
Rua do Castelo, 32
6060-091, Idanha-a-Nova
Segundo reza a lenda, a fundação deste castelo iniciou-se com um castro que permitiu aos companheiros de Viriato resistir a um cerco de sete anos. Posteriormente, resistiu também a investidas árabes, castelhanas e francesas. Encontra-se localizado no meio de uma penedia, num ponto de vigia estratégico. Dom Afonso Henriques concedeu-lhe o foral em 1174 e doou-o aos templários, que deram forma ao castelo. Da imponente fortaleza medieval restam apenas a Torre de Lucena e do Pião, de forma quadrangular.
Fonte do Ladoeiro / Fonte Grande
- património
Largo da Misericórdia
6060-232, Idanha-a-Nova
Fonte de mergulho quinhentista com cobertura em telhado de quatro águas com duas pilastras no cimo.
Capela de Nossa Senhora da Azenha
- património
Arraial da Senhora da Azenha
6060-097, Idanha-a-Nova
Capela provavelmente construída no século XVI, composta por uma planta longitudinal, com uma nave, uma capela-mor mais estreita e uma sacristia adossada ao lado esquerdo. No interior, destaque para o retábulo-mor de talha dourada do estilo nacional.
Capela de Nossa Senhora da Consolação / Capela da Senhora da Pedra
- património
Salvaterra do Extremo
6060-501, Idanha-a-Nova
Capela provavelmente construída no século XVIII, composta por uma planta longitudinal com uma nave, uma capela-mor mais baixa e estreita e uma sacristia adossada. No interior, destaque para o púlpito quadrangular no lado do Evangelho e para o retábulo policromado.
Habitação Romana
- património
Rua do Lagar
6060-041, Idanha-a-Nova
Fragmentos de uma habitação romana, que se acredita ter sido construída entre o século I e os século III, sendo depois cortada ao meio por uma muralha construída no século IV.
Capela de Santa Maria Madalena
- património
EM1285
6060, Idanha-a-Nova
Capela que se acredita ter sido construída no século XVIII, composta por uma planta longitudinal com uma nave antecedida por um alpendre aberto e uma capela-mor. No interior, destaque para o arco triunfal de volta perfeita e para o altar-mor encimado por um nicho.