Os melhores locais para visitar
Monumentos em Guimarães
Castelo de Guimarães
- património
Rua Conde Dom Henrique
4800-412, Guimarães
No século X, a Condessa Mumadona, mandou edificar, na sua herdade, um Mosteiro. O facto de ser alvo de intensos ataques mouriscos, fez com que se construísse uma fortaleza para proteger os monges e a comunidade cristã. Assim nasceu o Castelo de Guimarães. Após o nascimento do Condado Portucalense, passou a ser habitado pelo Conde Dom Henrique e por Dona Teresa, que mandaram efetuar grandes obras neste monumento. Entre o século XIII e XV vários reis contribuíram para o melhoramento do Castelo, tendo depois dessa época sido abandonado, encontrando-se muito degradado até ao século XX. Trata-se de um edifício gótico …
Centro Histórico de Guimarães
- património
Guimarães
4810, Guimarães
Classificado como Património Mundial da UNESCO, o centro histórico de Guimarães é um claro exemplo da preservação de um núcleo urbano medieval, naquela que é hoje uma cidade moderna. Intrinsecamente ligada ao emergir da nacionalidade, no século XII, a cidade berço é formada por um conjunto diversificado de edifícios. No centro, facilmente se vislumbram as casas burguesas e nobres do século XV a XIX e as casas urbanas de fachadas lisas construídas durante os séculos XVII e XVIII. De especial beleza se apresentam também as casas oitocentistas de feição pombalina e casas revestidas a azulejos, datadas dos séculos XIX e …
Capela de Nossa Senhora da Conceição
- património
Rua Nossa Senhora da Conceição, 10
4800, Guimarães
Templo de pequenas dimensões com um frontão curvo rematado por pináculos. A entrada é antecedida por um alpendre com colunas de granito. No interior destacam-se, na capela-mor, o retábulo, a cobertura de caixotões, a talha lavrada e o revestimento das paredes em azulejos historiados.
Igreja de São Miguel do Castelo
- património
Rua Conde Dom Henrique, 3
4800-412, Guimarães
Igreja românica com portal de volta perfeita e capela-mor retangular, provavelmente mandada construir pelo Conde Dom Henrique. Monumento de grande simbolismo, quer pela ligação histórica ao período da fundação da nacionalidade, quer pela tradição de aqui ter sido batizado Dom Afonso Henriques. A fachada principal conta com um portal com duas arquivoltas de arco quebrado e tímpano liso. No interior, encontram-se sepulturas de guerreiros que estiveram ligados à fundação da nacionalidade.
Igreja de Santa Cristina de Serzedelo
- património
Largo do Mosteiro, 9
4765-497, Cerzedelo
Templo românico do século XII, pertenceu aos Templários e mais tarde ao Convento dos Eremitas de Santo Agostinho, passando depois para a comenda da ordem de Cristo. Destacam-se o pórtico principal e, no adro, algumas pedras tumulares. O teto da capela-mor é do século XVIII.
Igreja e Claustro de São Domingos
- património
Rua Doutor Avelino da Silva Guimarães
4810-426, Guimarães
Templo gótico do século XIV, cujo portal barroco da igreja e a ampliação da capela-mor são fruto das reformas efetuadas no século XVIII. No interior, destaca-se o retábulo-mor de influência neoclássica, datado de finais do século XVIII, o órgão rocaille e um cadeiral setecentista. Fez parte do Convento de São Domingos, destruído em finais do século XIX, mantendo-se o claustro gótico do século XIV, classificado como Monumento Nacional, e que está integrado no Museu de Arqueologia da Sociedade Martins Sarmento.
Igreja de Santa Maria de Corvite
- património
Largo da Igreja de Santa Maria, 2
4805-268, Corvite
Igreja quinhentista de planta longitudinal, composta por nave única e capela-mor retangulares. Destaque para o portal principal arcaizante de arco quebrado.
Igreja Paroquial de Serzedo
- património
Rua de São Miguel, 823
4810-858, Cerzedo
Igreja medieval remodelada no século XX, altura em que a capela-mor foi ampliada e se construíram capelas laterais e uma sacristia. A fachada principal é rematada por uma sineira com portal de arco quebrado.
Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos
- património
Largo de São Brás, 42
4810-446, Guimarães
Igreja datada do século XVIII, da autoria do arquiteto André Soares, rematada por duas torres construídas em meados do século XIX. Destaca-se a escadaria, a balaustrada e o retábulo da capela-mor, datado de finais do século XVIII, de estilo clássico.
Capela dos Passos da Paixão de Cristo
- património
Largo Martins Sarmento, 57
4800-432, Guimarães
Este conjunto de passos, ou estações da vida religiosa, eram originariamente sete, quando foram construídos em 1727. Contudo, foram depois transferidos ou desmontados, restando hoje apenas cinco: Passo do Largo do Carmo, Passo da Rua de Santa Maria, Passo do Largo João Franco, Passo da Senhora da Guia e Passo do Campo da Feira.