Os melhores locais para visitar
Monumentos em Faro
Igreja da Misericórdia de Faro
- património
Praça Dom Francisco Gomes de Avellar, 17
8000-168, Faro
Esta igreja, com um hospital anexo, começou a ser construída em 1581, no local da antiga ermida do Espírito Santo, por iniciativa do bispo Dom Afonso Castelo Branco. Devido aos grandes estragos provocados pelo terramoto de 1755, a fachada foi remodelada e um novo hospital foi construído.
Arco da Vila
- património
Rua da Misericórdia, 8
8000-269, Faro
Em pleno centro da vila, no Largo da Sé, este arco é um dos mais relevantes conjuntos arquitetónicos do Algarve. Este portal monumental é uma reconstrução do século XIX. No seu interior existe um pórtico árabe, único na região algarvia. No nicho que encima o Arco existe uma imagem, em mármore branco, de São Tomás de Aquino.
Arco do Repouso e Muralhas de Faro
- património
Rua do Repouso
8000, Faro
Porta de acesso às muralhas medievais construída pelo príncipe muçulmano Ben Bekr como defesa contra a invasão cristã. É formada por duas torres albarrãs com duas entradas laterais. Perto desta Porta estão os restos da muralha que protegia a medieval Vila Adentro.
Villa Romana de Milreu
- património
Rua de Faro
8005-443, Estoi
A Vila romana de Milreu, datada do século I ou II, foi remodelada no século IV. Foi ocupada até ao século VI ou VII. Atualmente são evidentes as estruturas de uma grande casa senhorial, construída no século I e remodelada nos séculos III e IV, as instalações agrícolas, um balneário e um templo.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Capela dos Ossos
- património
Largo do Carmo
8000-148, Faro
A Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, um dos mais importantes monumentos religiosos do Algarve, foi inaugurada em 1719. A Capela dos Ossos, existente no seu interior, foi construída em 1816 com as ossadas de um cemitério que existia nas proximidades.
Sé Catedral de Faro
- património
Largo da Sé, 11
8000-138, Faro
Da construção primitiva românico-gótica subsistem apenas a torre-relógio e duas capelas do cruzeiro. Um saque e um incêndio, em 1596, tornaram necessárias grandes obras, continuadas mais tarde devido aos tremores de terra de 1722 e 1755. A igreja transparece várias influências: gótica, renascentista e barroca.
Igreja Matriz da Conceição de Faro
- património
Rua 25 de Abril
8000, Faro
Igreja de planta longitudinal, nave única e capela-mor manuelina, com portal tardo-renascentista. A fachada principal e a torre sineira são neoclássicas. Destaca-se o arco triunfal e a cobertura da capela-mor em abóbada estrelada.
Edifício do Teatro Lethes/ Antigo Colégio de Santiago Maior
- património
Rua de Portugal, 58
8000-281, Faro
Este pequeno edifício foi construído no local anteriormente ocupado pelo Colégio de Santiago Maior. Foi fundado na primeira metade do século XVII pela Companhia de Jesus. No século XIX, a igreja foi adaptada a teatro, tendo sido mantidas as três portas e três janelas do edifício original. O corpo central foi alargado à custa das duas torres que o flanqueavam. No interior, foi adaptado às suas novas funções.
Convento de Nossa Senhora da Assunção
- património
Praça Dom Afonso III, 14
8000-167, Faro
O convento fundado por Dona Leonor é um importante exemplo da arte da primeira renascença no Algarve. A cúpula da igreja tem uma decoração rococó do século XVIII. Existe também uma curiosa torre-mirante do século XVI.
Seminário Episcopal de São José
- património
Largo da Sé, 19
8000, Faro
Seminário com dois pisos, fenestração assimétrica no corpo norte rococó e regular no corpo sul neoclássico. Destacam-se as grandes dimensões do edifício e a individualidade arquitetónica do refeitório e do corpo diametralmente oposto. Realça-se, também, o desenho das molduras dos vãos, de verga recortada, emoldurados de cantaria na fachada principal e de massa no logradouro.