Os melhores locais para visitar
Monumentos em Barcelos
Igreja e Torre de Manhente
- património
Rua Dom Afonso Henriques
4750-556, Manhente
A igreja, românica, apresenta um pórtico com três arquivoltas decoradas e assentes em seis colunelos com capitéis. A torre é quadrangular e serviria como torre defensiva da igreja.
Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz
- património
Largo da Porta Nova
4750-329, Barcelos
Templo barroco de inspiração italiana, possui uma planta octogonal, com um campanário a encimar a fachada saliente, rematada por uma balaustrada com pináculos. No interior merece destaque os altares de talha barroca, os azulejos do século XVIII e oito painéis em tela. Esta igreja é um dos exemplares mais importantes do barroco em Barcelos.
Santuário do Bom Jesus de Cambeses
- património
Lugar da Igreja
4775-023, Cambeses
Longo escadório até ao Bom Jesus de Cambeses. De lá do cimo é possível desfrutar de uma bela panorâmica.
Fonte do Jardim das Barrocas
- património
Largo da Porta Nova
4750-329, Barcelos
Fonte bem trabalhada, inserido num jardim ao gosto popular e com a figura mais mediática do concelho: o galo de Barcelos.
Convento do Calvário do Bom Jesus da Franqueira
- património
Travessa do Senhor Fonte de Vida,189
4755-399, Pereira
Antigo Convento, construído em 1563, com pedras do histórico Castelo de Faria. O Convento da Franqueira beneficia de uma bela arquitetura que se enquadra no alto de Barcelinhos abrangendo um panorama de excelência.
Solar dos Pinheiros
- património
Rua Doutor Miguel Fonseca
4750-322, Barcelos
Edifício quatrocentista com traça de Pedro Esteves, ouvidor da Casa de Bragança. É composto por um volume central e duas torres retangulares. Possui uma fachada extensa, ladeada por duas torres e com janelas ogivais, geminadas e retangulares. O portal, as aberturas geminadas e as portadas do andar térreo indicam caráter medieval.
Igreja Matriz de Barcelos
- património
Rua Doutor Miguel da Fonseca
4750-322, Barcelos
Templo de transição apresentando influências românicas e góticas, com modificações nos séculos XVI e XVII. O portal possui quatro arquivoltas, com oito colunelos assentes em capitéis, estando as paredes das naves revestidas por painéis de azulejos azuis e brancos, do século XVIII, representando episódios da vida da Virgem. Merecem destaque a capela do Santíssimo Sacramento com talha dourada setecentista e a capela-mor com duas valiosas esculturas, uma de Nossa Senhora da Assunção, de estilo barroco e outra representando Nossa Senhora da Franqueira.
Igreja e Mosteiro de Vilar de Frades
- património
Lugar do Socorro
4750-000, Areias de Vilar
Igreja de características quinhentistas, tem à entrada um alpendre de arco abatido apoiado em duas colunas. No interior, sobressai a notável cobertura abobadada da nave, com nervuras cruzadas, e os painéis de azulejos setecentistas que revestem duas das capelas laterais. Do primitivo mosteiro do século XI subsiste um magnífico portal românico de duas arquivoltas, assentes em quatro colunelos com capitéis historiados.
Ponte Medieval de Barcelos
- património
Rua Fernando Magalhães
4750-290, Barcelos
Ponte de construção gótica com torre defensiva e três cubelos. Estabelece a ligação entre Barcelos e Barcelinhos. A sua existência aparece referida em diversos documentos desde o século XIV. Foi reconstruída no século XV por ordem de Dom Afonso, 8º Conde de Barcelos.
Capela de Nossa Senhora da Ponte
- património
Largo de Guilherme Gomes Fernandes
4750, Barcelinhos
Capela maneirista com planta centralizada e alpendrada, característica pela sua verticalidade. No interior a decoração é em retábulo de talha barroca, de estilo nacional.